HJK: Diretoria se compromete com avanços

Na manhã desta sexta-feira, a direção do Hospital Júlia Kubitschek se reuniu com trabalhadoras e representantes do Sind-Saúde para apresentar providências com relação aos problemas enfrentados na maternidade.


tratada

Após uma espera de quase três anos para apresentar à diretoria os problemas enfrentados na maternidade do HJK, o clima entre os técnicos(as) de enfermagem é de esperança. Na manhã desta sexta-feira, 02/10, a direção do Hospital cumpriu o que foi acordado e recebeu trabalhadoras e Sind-Saúde para dar um retorno sobre os encaminhamentos dados após reunião realizada no último mês, em que os servidores e Sindicato relataram diversas irregularidades no ambiente de trabalho. A gestão anterior nunca ouviu os trabalhadores(as), mesmo com vários ofícios protocolados pelo Sindicato. 

Um dos principais problemas vividos pelos técnicos(as) é o desvio de função e o consequente acúmulo de atividades, principalmente referente à área administrativa, já que, muitas vezes, ficam encarregados também da organização de fichas, prontuários e funções de secretaria. A direção afirmou que já tomou providências para evitar essa irregularidade e já solicitou o aumento do quadro de funcionários, com a contratação de mais técnicos administrativos, colocando de vez um ponto final neste impasse. 

Outro importante avanço é que os técnicos(as) da maternidade já não fazem sozinhos o transporte de pacientes. Na última reunião o Sind-Saúde denunciou essa prática comum na unidade, alegando que essa é uma atividade que deve ser exercida sob supervisão de enfermeiros e/ou equipe médica. A coordenação da enfermagem, também presente na reunião, se comprometeu a acompanhar esse tipo de procedimento, assumindo a irregularidade desse procedimento feito pelo técnico de enfermagem, que não pode se responsabilizar por este tipo de transporte, sem acompanhamento de enfermeiros ou profissional médico. 

final

Com relação à escala de trabalho reduzida, os técnicos presentes na reunião reforçaram que é um sério problema enfrentado no setor que conta com menos trabalhadores do que o necessário. Por falta de planejamento dos plantões, os técnicos pediram a revisão de todos os casos de restrição médica e afastamento funcional para dimensionar pessoal. A diretoria disse que já estão apurando essa deficiência nos setores e pedindo às chefias imediatas que supervisionem as escalas. Se comprometeu, inclusive, a averiguar o sistema de ponto e adequá-lo à legislação (que determina o cumprimento da carga horária de acordo com o cargo).

O Sindicato ressaltou que no serviço público existe leis que devem ser cumpridas e para que dar respostas concretas é necessário ter tudo documentado. A gestão do HJK afirmou que a intenção é seguir tomando providências para superar os problemas, mas que também conta com mais diálogo, participação e integração da equipe. O Sind-Saúde ressaltou a importância do posicionamento dos trabalhadores(as), já que o compromisso do governo foi de uma gestão participativa e inclusiva. 

site