Posse política da nova diretoria da CUT/MG consolida aliança por um projeto de interesse da classe trabalhadora em Minas Gerais

DiretoriaCUT posse.jpg

Centenas de lideranças sindicais e políticas e militantes de movimentos sociais e populares, prestigiaram a posse política da nova diretoria da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais, para o triênio 2012/2015. A cerimônia aconteceu na noite de sábado (4), na Escola Sindical 7 de Outubro, no Barreiro, em Belo Horizonte. A nova diretoria da CUT/MG tem como presidenta a professora Beatriz Alves Cerqueira, a primeira mulher a assumir o comando da entidade em Minas Gerais. Ela fez questão de enfatizar que a composição da diretoria se fundamentou na união de forças políticas articuladas com os movimentos sociais e populares.

Na abertura da cerimônia, os convidados se emocionaram com a mística elaborada pela Via Campesina, o Levante Popular da Juventude e o Movimento Estudantil. Na apresentação, foram resgatadas a história da CUT, conquistas e lutas da classe trabalhadora em Minas Gerais, além de imagens de Lúcio Guterres, ex-presidente da Central no Estado falecido em setembro de 2007. A primeira mesa foi composta por representantes da CUT Nacional, das CUTs Regionais, das confederações e federações, outras centrais, movimentos sociais e populares, lideranças políticas e o ex-presidente da CUT/MG, Marco Antônio de Jesus.

Após as saudações de todos, Beatriz Cerqueira chamou um a um os novos dirigentes da CUT/MG para o palco do auditório da Escola 7 de Outubro. “As pessoas que estão aqui são responsáveis por uma construção coletiva, temo um objetivo a cumprir. A CUT não é uma Central qualquer. Fomos acusados de não sermos mais importantes em Belo Horizonte. Mas tenho certeza que somos importantes na articulação com os movimentos sociais, com o movimento estudantil, com as diferentes federações e confederações, na aglutinação e na organização das lutas. Agradeço aos que puderam vir da CUT Nacional, das federações e confederações. Tem muita gente aqui conosco, com essas bandeiras que fazem a grandeza da CUT/MG. Esta gestão não vai se bem-sucedida pela presidenta, vai ser bem-sucedida pela união, por um grupo que fará para a diferença”, disse Beatriz Cerqueira.

A primeira presidenta da CUT/MG também agradeceu a presença de lideranças políticas, em especial o candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte. “Agradeço a Patrus Ananias por ter vindo. Outros candidatos foram convidados também. A CUT não tem uma agenda adesista. A Central não adere a candidato, mas defende um projeto de interesse da classe trabalhadora e da sociedade. O PSB e o PSDB fizeram muitos excluídos em Belo Horizonte e em Minas Gerais. Hoje, Belo Horizonte tende a expulsar as pessoas. Denunciamos lá atrás o que significaria a vitória do PSB em Belo Horizonte e não fomos ouvidos. Agora, muita gente está feliz com os rumos que Belo Horizonte pode tomar em 2013. Hoje precisamos de um projeto popular que vença a máquina”, afirmou Beatriz Cerqueira.

Para encerrar sua fala e a cerimônia de posse, a primeira mulher presidenta da CUT/MG disse: “Nos próximos três anos todos vão ouvir um grito em Minas Gerais: Central Única dos Trabalhadores e das Trabalhadoras”.

Fonte: CUT/MG

Veja mais no site da Central