Perda Salarial em Vespasiano abocanha mais que 30% do vencimento, diz Dieese

Sind-Saúde Núcleo Regional Vespasiano distribui jornal com simulação de tabela salarial com reajustes não aplicados nos últimos anos

A pedido do Sind-Saúde Núcleo Vespasiano, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese) recalculou a tabela dos salários dos servidores da saúde de Vespasiano caso a prefeitura tivesse reajustado os salários com base na inflação anual. O resultado é uma variação de 31,22% nos vencimentos base, a considerar desde 2017, ano do último reajuste aplicado. Além disso, o Dieese reforça que como a prefeitura não tem efetivado as progressões horizontais na carreira, cada trabalhador deve incluir as suas próprias progressões para chegar ao valor justo de seus salários atuais.
    A realidade de abandono dos servidores da saúde em Vespasiano é bem diferente de outras carreiras como os cargos comissionados na prefeitura. Durante o período de 2017 a 2022, os reajustes para os cargos em comissão foram considerados. No cargo DAS 22, por exemplo, o salário base é de R$9.300. Já o subsídio para secretário atualmente é de R$10.635,83.
     O Sind-Saúde/MG reforça nesta campanha salarial que o reajuste É O MÍNIMO E URGENTE que a prefeitura deve fazer. Aos trabalhadores da saúde, é importante ter acesso as informações com transparência para perceber que o descaso com os servidores não é por acaso, é um projeto de gestão que privilegia uns em detrimento da maioria trabalhadora. O Sindicato também divulga neste jornal os valores que Vespasiano recebeu da União como repasse à saúde no último ano.

Veja o Jornal que Sind-Saúde Núcleo Vespasiano produziu com  a comparação da tabela atual e da redefinida pelo Dieese e saiba quanto o servidor da saúde na cidade deveria estar recebendo, sem calcular ainda a progressão que é uma consideração individual:

Informativo_TABELA_2_aberta