Câmara aprova urgência para piso salarial da enfermagem

O Piso Nacional da Enfermagem passa a tramitar em caráter de urgência na Câmara dos Deputados. O requerimento foi aprovado nesta terça-feira (22/03) por 458 votos favoráveis e 10 contrários. Apesar disso, líderes de bancada defendem um prazo de cinco semanas para “buscar fontes de financiamento para a demanda”. Se esse período for dado, o Projeto de Lei 2.564, de 2020, conhecido como PL da Enfermagem, só entrará na pauta no final e abril. Esse prazo não atende a categoria, já que o risco é de não entrar em vigor esse ano devido a eleição de outubro.

Com o risco, deputados que defendem o PL articulam para votação antes de abril. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) reforça para que mantenham a campanha pelo Piso fortalecida nessa próxima semana.  A categoria deve acompanhar de perto essa tramitação e pressionar os deputados pela aprovação do Piso da Enfermagem, uma luta histórica da categoria.

Apesar do apelo popular de valorização da enfermagem, principalmente depois de um período tão crítico para a categoria em que o trabalho desse setor foi fundamental para a população, ainda assim, existem posicionamentos contrários e grande lobby dos empresários da saúde. O Partido Novo, do governador mineiro Romeu Zema se posiciona contra a proposta do Piso da Enfermagem.

Conforme o projeto, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Em novembro do ano passado, a proposta já foi aprovada por unanimidade no Senado.