Pagamento em Lagoa Santa

Gestão cumpre promessa do pagamento do piso

charge02

O Sind-Saúde/MG, Núcleo Vespasiano, foi informado pela gestão de que o Secretário de Saúde de Lagoa Santa, Gilson Urbano, enviou à Câmara Municipal projeto lei do Executivo para o pagamento de piso salarial aos ACEs e ACSs cumprindo assim o prazo de 90 dias – pedido da gestão ao Sindicato.
É bom destacar como é importante esse pagamento aos agentes pela Prefeitura, um direito que só foi assegurado com a organização dos trabalhadores junto ao Sind-Saúde porque, pela lei, o piso já deveria estar sendo pago desde 2014 e corrigido anualmente pelos mesmos índices aplicados dos demais profissionais da saúde. Por outro lado, é preciso frisar que a categoria quer que a gestão torne os vínculos trabalhistas da Saúde totalmente em conformidade com a Constituição Federal.
As carreiras da Saúde têm suas especificidades e o que unifica as diferenças é o fato de todos os trabalhadores serem nomeados para a mesma finalidade, que é cuidar da saúde da população. É por isso que o Sindicato vem reforçar a necessidade de se ter Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) específico para os trabalhadores da saúde, respeitando as
particularidades de cada profissional como qualificação, função, tempo na função e escolaridade conforme Protocolo 09 da Mesa Nacional de Negociações do SUS.
Os trabalhadores sabem, e a população também, como é o dia a dia da categoria que cuida da saúde pública. É de conhecimento geral que a Prefeitura compreende a necessidade de atender aos bons princípios da administração pública, tanto que se sensibilizou com o pleito do piso salarial. Mas cobramos a criação e instalação da mesa de negociação do SUS e negociações frequentes o entre o Sind-Saúde/Trabalhadores e Comissão de Trabalhadores eleitos pela categoria e Gestores.
O Sind-Saúde reconhece que para continuar avançando nos direitos dos trabalhadores e na melhoria da qualidade dos serviços da saúde. Por causa desse conhecimento do cotidiano dos trabalhadores, e por ser respaldado por eles por meio do voto, é que o Sindicato vai contribuir para que o SUS da região seja mais forte e eficiente.
Gestão e trabalhadores são a base de funcionamento do SUS e precisam compor forças em benefício da prestação do serviço público de saúde de qualidade.