Nova gestão da Funed

Trabalhadores da Fundação se reúnem com novo presidente e apresentam as demandas da categoria

06 Assembleia funed reunião presidente

06 Assembleia funed auditorioA

Em assembleia, trabalhadores da Funed conduziram suas falas sobre a necessidade de processos

democráticos na escolha dos dirigentes para combater os “feudos internos de poder” e resquícios de governos autoritários


 

Depois de realizar um processo de consulta democrática, os trabalhadores da Funed apresentaram para o novo presidente da Fundação, Renato Fraga Valetim, a lista de nomes indicado pela categoria que poderão assumir os cargos de direção. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a transparecia nas indicações de cargos com nomes que estão comprometidos com o serviço público e com conhecimento do trabalho. A reunião aconteceu na tarde desta sexta-feira (06/02), dois dias após a assembleia dos trabalhadores.

 

Os trabalhadores da Funed reafirmaram ao presidente o compromisso assumido pelo governo estadual de implementar uma cultura mais democrática e participava na estrutura da gestão do SUS Estadual. Em uma reunião rápida, Renato Fraga Valentim disse que irá estudar os nomes apresentados, mas não estabeleceu nenhuma previsão sobre as escolhas.

 

O Sind-Saúde/MG também se reuniu no inicio da semana com o novo Secretário de Saúde, Fausto Pereira dos Santos. No encontro, o Sindicato entregou o estudo sobre a revisão da carreira e reivindicou os compromissos assumidos com a categoria.   

 

Diagnóstico

 

No final do ano passado, uma comissão de servidores da Funed em conjunto com o SInd-Saúde/MG produziu um diagnostico sobre a situação da Fundação. O documento foi entregue a equipe de transição no dia 16 de dezembro e a expectativa é que as sugestões apontadas sejam incorporadas como política na Funed. Entre as pautas abordas no diagnostico estão a democratização da gestão e o fortalecimento do controle social. 

06 Assembleia funed auditorio

06 Assembleia funed mesa

06 Assembleia funed votação