Negociações de 2013

Reunião define pauta a ser discutida pelos sindicatos com o governo nesse ano

26 -CONES reunião

Reajuste salarial digno, revisão dos planos de carreira, abertura de concursos públicos e melhorias no Ipsemg são as principais reivindicações do Sind-Saúde e de outros sindicatos que serão discutidas com o governo nas reuniões do Comitê de Negociação Sindical (CONES) ao longo de 2013. O Sind-Saúde espera que dessa vez o Cones seja diferente do ano passado e passe a ser uma instância que de fato tome decisões que signifiquem avanços reais para os servidores públicos.

A pauta e o calendário foram definidos nesta terca-feira (26) na primeira reunião do Cones do ano, realizada na Cidade Administrativa com a presença da subsecretária de gestão de pessoas em exercício, Cristina Torres. A próxima reunião foi marcada para o dia 26 de abril e discutirá plano de carreira, política remuneratória, vale-transporte e vale-alimentação. O governo também se comprometeu a dar resposta sobre a aposentadoria especial.

Em maio, será discutido avaliação de desempenho, liberação dos dirigentes sindicais e concursos públicos. A subsecretária adiantou que 19 concursos estão em andamento e 20 estão autorizados, inclusive da Secretaria da Saúde.

O diretor do Sind-Saúde presente a reunião, Renato Barros reforçou que além desses pontos gerais, devem continuar sendo discutido em outros momentos os itens específicos dos trabalhadores da saúde, como revisão do plano de carreira da categoria, revisão do reajuste dos trabalhadores de nível fundamental, adicional de urgência, reposicionamento dos EPGS, insalubridade aos municipalizados e melhoria das condições de trabalho.

Os sindicalistas também reivindicaram que as reuniões do Cones sejam realizadas na parte da tarde, tenham pelo menos 3 horas de duração e todas contem com a presença da secretária de planejamento e gestão, Renata Vilhena.

Mobilização

O Sind-Saude reforça que é fundamental que a categoria se mantenha atenta e mobilizada, pois o governo nunca irá conceder grandes avanços sem ser pressionado pelo conjunto dos trabalhadores.

Recursos

O presidente do Sindifisco, Lindolfo Fernandes relembrou que o governo não pode usar a falta de dinheiro como desculpa para não conceder reajustes e não melhorar a carreira dos servidores, visto que volta e meia o governo concede altos benefícios fiscais para grandes empresas, pega empréstimos elevadíssimos para pagar dívidas desnecessárias e terceiriza o serviço público.