Não à privatização da Funed

Servidores respondem com protesto fala do secretário que disse, no início da semana, que a Fundação é “pobre e obsoleta”

Abraçop na Funed 2

Servidores da Funed protestaram contra a ameaça de privatização da Fundação durante toda a manhã de hoje (14). Vestidos de camisetas pretas, eles levaram faixas que denunciam a política de sucateamento do governo contra a instituição centenária.  A Funed está prestes a completar 109 anos. Os trabalhadores também percorreram as ruas internas da Fundação.

Para o Sind-Saúde, a Funed tem a estrutura e o pessoal necessário para funcionar plenamente como um dos três maiores laboratórios centrais do país. Por isso, a privatização é considerada um prejuízo tantos para os servidores concursados e especializados quanto para a população que poderá ficar sem os serviços.

Uma das faixas levadas pelos servidores mandava um recado ao secretário de estado de planejamento e gestão, Helvécio Magalhães:  “Helvécio, obsoleta é a sua visão de saúde pública”. No começo desta semana, o secretário disse a um jornal de Belo Horizonte que a Funed é pobre e obsoleta.

Faixa obsoleta

Como o estado não prevê investimentos na Fundação, a fala do secretário foi entendida como um sinal de que o governo pode partir para a privatização. Há mais de dois meses, a Funed funciona com a vice-presidente no cargo de presidente interina.  Os trabalhadores pedem a mudança da gestão.

Durante o ato, diretores do Sind-Saúde rebateram a declaração do secretário dizendo que, se a Funed está com baixa atividade isso se deve também à incompetência da gestão estadual que a administra há um ano e meio.

Nos próximos dias, os trabalhadores devem se movimentar para intensificar o debate sobre a Funed. Seminários e audiências públicas serão realizados nos próximos dias com o objetivo de dar mais transparência às discussões sobre o presente e o futuro da Fundação.

André fala

Faixas