Mutirão pelo Piso: Envie um e-mail para os deputados federais pedindo tramitação do PL da Enfermagem

Veja abaixo modelo de texto que você pode copiar e enviar aos deputados federais como mobilização virtual para aprovação do piso salarial da enfermagem. Clique aqui para acessar o contato dos parlamentares.  (https://www.camara.leg.br/deputados/quem-sao/resultado?search=&partido=&uf=&legislatura=&sexo=)

O Exercício da Enfermagem tem sido precarizado e pouco reconhecido. Isto porque os profissionais da categoria atuam em todos os níveis de atenção no Sistema de Saúde e convivem com elevado risco de contaminação.

O piso salarial para os profissionais de Enfermagem, já estabelecido para outros profissionais de Saúde, é uma reivindicação histórica da categoria. Sua criação promoverá considerável melhoria da assistência prestada e na segurança do paciente e do profissional, bem como condições mais dignas de trabalho e maior valorização da Enfermagem.

Por anos, os profissionais de enfermagem lutam por direitos e garantias para o melhor exercício da profissão, sejam eles enfermeiros, técnicos, auxiliares ou outros profissionais dispostos na lei 7498/86. Hoje, os principais projetos de lei que lutam pela busca de direitos fundamentais para o trabalho de enfermagem são: piso salarial, a jornada de trabalho, a precarização e sobrecarga.

Esses direitos após sua constituição novas propostas que modificam as originais do projeto. O Conselho Federal de Enfermagem, considerando a pandemia da Covid-19 e compreendendo que a profissão historicamente foi negligenciada, busca divulgar o monitoramento dos projetos de lei de principal interesse da profissão. O piso salarial, a jornada de 30 horas e o descanso digno já estão em pauta para votação há anos. Outros projetos foram apensados objetivando o fortalecimento das pautas aos parlamentares. Dando novas vozes aos projetos de lei.

Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), atuam no país quase 2,3 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares. Parte expressiva está diretamente envolvida a servir aos brasileiros que se encontram hospitalizados. Vale ressaltar que este número é bastante aquém do que preconiza a Organização Mundial da Saúde. Ou seja, naturalmente já existe uma sobrecarga na atuação deste segmento.

Se não bastasse a escassez das equipes, a batalha contra o coronavírus enfrenta inimigos que tornam a luta ainda mais difícil. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 500 mil profissionais foram infectados até início de março 2021, e quase 500 morreram. É 1,3 morte por dia, ou uma a cada 19 horas —e isso antes da semana mais mortífera da doença no Brasil.

O momento é de extrema sobrecarga física e emocional para esses profissionais, portanto garantir-lhes o piso salarial é um dever de nossos representantes. Sobrecarga de trabalho, precarização, desvalorização, falta de insumos básicos, falta de descanso digno entre os plantões, tudo isso vem adoecendo os nossos profissionais, e com a pandemia, tudo isso foi potencializado ainda mais.

Por isso, respeitosamente reivindicamos o apoio de V.ª Excª votando em defesa dos trabalhadores da saúde, pela aprovação do Piso Nacional da Enfermagem.