Isonomia nada! Vespasiano prima por desrespeitar os trabalhadores da saúde

Sind-Saúde/MG participou nesta segunda-feira, 19/12, de uma reunião com a gestão municipal de Vespasiano e procuradores do município para tratar do pagamento retroativo do piso dos Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate as Edemias.

As vítimas desta vez são os ACSs, pois a prefeitura informou que não tem dinheiro para o pagamento do retroativo devido a um erro no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), um erro cabe salientar, cometido pela própria administração, que não cadastraram corretamente os trabalhadores, desrespeitando a Lei 11.350 e a EC 120 e a Lei Municipal 028.

Informaram que os Agentes de Combate à Endemias receberiam, porque foi recebido apenas o repasse para tal, o que acaba criando grande conflito entre a categoria.

A prática do município ao longo dos anos foi essa, exemplo disso foi a prefeita reajustar o próprio salário e dos vereadores deixando de fora os demais trabalhadores promovendo um achatamento salarial com perdas irrecuperáveis.

Os trabalhadores irão continuar mobilizados para exigir não só o pagamento do retroativo, mas também nomeação de todos e adoção de políticas de readaptação laboral.