Dinheiro para o próprio bolso tem: Câmara aprova reajuste para prefeita, vice-prefeito e secretários de Vespasiano

Enquanto os servidores da saúde de Vespasiano lutam há cinco anos por recomposição salarial e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) protagonizam protestos pelo pagamento do retroativo a que tem direito, o alto escalão da prefeitura parecem não ter nada do que reclamar sobre seus próprios salários. Ao menos se levar em consideração a agilidade de tramitação dos reajustes salariais anuais dos mandatários do executivo. Agora em fevereiro, a Câmara Municipal de Vespasiano aprovou projeto de lei que reajusta os salários da prefeita Ilce Rocha, do vice-prefeito José Wilson e de seus secretários municipais em 5,93%. E com garantia de retroativo a janeiro de 2023.

O PL 3316, que concede o reajuste, foi aprovado em segundo turno no dia 24 de fevereiro de 2023 com apenas um voto contrário: do vereador Oziel. Um dia antes, os vereadores aprovaram o texto em primeiro turno.

A data de votação em primeiro turno é intragavelmente simbólica para os trabalhadores da saúde. Um ano antes, exatamente em 23 de fevereiro de 2023, a prefeita Ilce Rocha se reunia com uma comissão de trabalhadores e pedia um tempo de estudo para avaliar o impacto do reajuste salarial para categoria. Nessa mesma época, os salários da prefeita foram reajustados e dos trabalhadores da saúde não. Ao que parece o estudo de reajuste estaciona sempre no andar de cima do executivo.

Ao saberem da notícia do novo reajuste, muitos trabalhadores tiveram acessos de raiva e indignação.