Controle Social do Julia

Reunião para reestruturação do Conselho de Saúde do HJK

 reunião Julia

Para resolver o impasse acerca do Conselho de Saúde do HJK, a nova gestão do Conselho Municipal de Saúde de BH (CMS-BH) convocou reunião para iniciar o processo de reestruturação. Foram convidados representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores, da gestão e do distrito do Barreiro. A reunião aconteceu no dia 29 de novembro de 2016 às 10h na sala da Direção Geral do HJK e contou com a participação do presidente do CMS-BH, Bruno Pedralva, do representante dos trabalhadores, Gilberto Fragoso, e membros da direção do HJK Antônio Carlos Cioffi e Camila Almeida.

Os representantes dos usuários e do distrito justificaram a ausência. Foi ressaltada a importância da reativação do conselho, especialmente, para a participação efetiva da comunidade quanto à gestão do SUS. “Esse é um espaço em que as vozes se misturam na busca pela resolução de problemas locais e que interferem no processo do cuidado ao usuário do SUS” – ressalta Gilberto Fragoso, diretor do Sind-Saúde MG.

Definiu-se um cronograma para iniciar o processo de reestruturação do conselho:

  • ØDezembro 2016 – reunir uma comissão com representantes de cada segmento para discutir o regimento proposto pelo CMS-BH. Cada segmento indicará seu representante.
  1. oData: 20 de dezembro de 2016 às 10:00 na Sala da Direção Geral do HJK
  • ØJaneiro 2016 – agendar encontros para eleição dos representantes de cada segmento em datas e horários a serem propostos e divulgados amplamente
  • ØFevereiro 2016 – agendar plenária para estabelecer a nova composição do Conselho de Saúde do HJK