Contra corte nos salários

Trabalhadores da Fhemig fazem paralisação e protesto contra corte dos dias parados

31 Paralisação Fhemig 30

Indignados pelo fato de o governo ter descumprido o Acordo de Greve e cortado os dias paralisados, os servidores da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) cruzaram os braços nesta segunda-feira (30) e fizeram um grande ato na região hospitalar.

O protesto começou na portaria do João XXIII, de onde os trabalhadores seguiram em passeata até a Presidência da Fhemig e fizeram um grande ato denunciando mais esta atitude ditatorial e desonesta do governo. No final, sopão e roupas foram vendidos a pequenos preços para, simbolicamente, arrecadar fundos para ajudar os trabalhadores que tiveram os salários cortados a comprar comidas e a pagar os aluguéis.

Os trabalhadores demonstraram que não vão aceitar que o governo descumpra o que ele próprio assinou. “Esse golpe que a Fhemig deu revoltou os trabalhadores. Com essa atitude, o governo achou que ia silenciar os trabalhadores, mas pelo contrário, eles estão é se revoltando ainda mais”, disse o diretor do Sind-Saúde Renato Barros.

Acordo descumprido
O termo da Mesa de Negociação, assinado pelo Sind-Saúde, Secretaria de Saúde e pelos presidentes das Fundações, diz claramente que fica acordado a “Não punição, abono dos dias parados e a devida reposição das horas a partir da elaboração de escalas em cada unidade da FHEMIG”. Os trabalhadores se comprometeram a pagar os dias parados e em algumas unidades já estavam fazendo o calendário de reposição, mas o governo surpreendeu a todos e puniu vários servidores com o corte. Há trabalhadores do comando de greve que não receberam nada.

31 Paralisação Fhemig 30 2

31 Paralisação Fhemig 30 3

31 Paralisação Fhemig 30 4

31 Paralisação Fhemig 30 5