Comunicado à categoria

Decisão dos trabalhadores é soberana e votada em assembleia

nota-de-esclarecimento

O Sind-Saúde/MG volta a esclarecer a categoria que mantem a decisão aprovada por todos os trabalhadores na última assembleia do dia 16 de outubro que definiu o estado de greve – que significa um alerta ao governo que a qualquer momento os trabalhadores podem deflagrar um movimento grevista caso não seja apresentado nenhuma proposta satisfatória. A votação para que efetivamente a saúde estadual entre em greve ou não acontecerá durante a Assembleia Geral da Saúde nesta quarta-feira (13/11) às 10 horas no pátio da ALMG.

Dito isto, é importante ressaltar ainda:

1 – O Sind-Saúde/MG NÃO ESTÁ PARCTICIPANDO E NEM ORGANIZA nenhuma greve neste momento. A GREVE deve ser aprovada pela categoria e organizada pelo SINDICATO para que tenha legalidade.

2 – O Sindicato presa e defende a forma legal de deflagrar a greve que é por decisão da CATEGORIA quando cessam todas as possibilidades de negociação.

3 – O Sind-Saúde/MG representa o conjunto dos servidores estaduais da saúde. Acreditamos, portanto que somos uma SÓ CATEGORIA. Por isso, mesmo que tenhamos pontos específicos nos órgãos de Fundações, sabemos que juntos somos mais fortes e, por isso, com mais força para conseguir REAJUSTE SALARIAL e REVISÃO DO PLANO DE CARREIRAS.

4 – Nossa Assembleia Geral no dia 13 de novembro acontece na ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS (ALMG) por ser um lugar estratégico de tomada de decisão política. Em todas as nossas assembleias, os parlamentares tomaram conhecimento do processo de negociação com o governo e chamados a intervir como mediadores.

5 – Esta pressão será novamente exercida na quarta-feira (13) para que as pendências paralelas as reivindicações de reajuste e plano de carreira sejam recebidas e aprovadas pelo legislativo, como é o caso do PL 3874 que cria os cargos na Fhemig para viabilizar as 30 horas, o Projeto de Lei que o governo deverá mandar que garante a incidência na Previdência da Gratificação Complementar para a Funed, ESP, Hemominas e campus da Unimontes, e a criação da Gratificação para os cargos de EPGS na SES.

Por fim, o Sind-Saúde/MG aproveita a oportunidade para reafirmar que caso seja decidido pela categoria a deflagração da greve, o Sindicato irá orientar a forma legal deste movimento aos trabalhadores, sem a inconstitucionalidade de bater ponto e não estar no seu local de trabalho – garantido a escala mínima, respeitando o cidadão e defendendo o trabalhador!