Com indicativo de greve da Fhemig, governo recua e avança nas 30 horas

Governo avança na proposta e se compromete a ampliar as categorias que terão direito à redução da jornada

UNIAO 2

Os trabalhadores e trabalhadoras da saúde tiveram mais motivos para celebrar o dia do servidor público, comemorado ontem, dia 28 de outubro. Após muita pressão dos servidores da Fhemig e do Sind-Saúde, o governo avançou na proposta e se comprometeu a ampliar o número de trabalhadores que terão direito à redução da jornada de trabalho, sem redução salarial. Vale lembrar que a proposta inicial do governo só contemplava os plantonistas.
A nova proposta foi apresentada no final da tarde desta quarta, em uma reunião que durou mais de 5 horas. Os critérios para a redução serão definidos por um grupo técnico, composto por seis representantes do Sind-Saúde e seis representantes do governo. A primeira reunião, já tem indicativo para a primeira semana de novembro e o prazo estipulado para estabelecer os critérios e normas é até o início de dezembro. A proposta representa um avanço, mas ainda não contempla a bandeira levantada pelo Sindicato e trabalhadores, já que o governo reafirmou a inviabilidade para redução da jornada para todos do estado. Além da Fhemig, o novo texto inclui outros órgãos e fundações.

UNIAO 4

Dia de mobilização
A mobilização dos trabalhadores da Fhemig durou todo o dia de ontem, em uma data histórica da luta pelas 30 horas Desde cedo, os servidores da Fhemig organizaram protesto com assembleia da categoria para acompanhar as negociações. A assembleia convocada para ontem tinha indicativo de greve por tempo indeterminado, caso as negociações não avançassem e se o governo não retirasse da proposta a limitação para plantonistas. Com a participação de várias categorias, a Assembleia também contou com a participação e apoio de outras entidades, como do representante da CUT Minas, Djalma de Paula; Luís Seixas, do Movimento Popular de Saúde e do assessor do deputado federal, Adelmo Leão, que juntamente com o deputado Dr. Jean Freire intermediaram as negociações pelas 30 horas. As diretoras do Sind-Saúde também aproveitaram para recordar mais uma vez o compromisso do governo estadual com a saúde e com os direitos dos servidores.
Os trabalhadores suspenderam a Assembleia na porta do HJXXIII e saíram em caravana até a Cidade Administrativa, onde fizeram vigília até o final da reunião. O novo texto foi apresentado aos trabalhadores em Assembleia, que aceitaram a proposta e prometeram manter a mobilização e acompanhar os trabalhos da comissão.

UNIAO

UNIAO 1

UNIAO 3

Enquanto ocorria a reunião entre o Sind-Saúde e governo, trabalhadores da Fhemig escreveram “30 horas” no gramado da Cidade Administrativa.

UNIAO 5

UNIAO 6

Confira o acordo tirado na Reunião

Acordo