Site promete em breve rivalizar com o WikiLeaks

“Coming soon!” (em breve, na tradução livre) é a mensagem que aparece na recém-criada, e ainda sem conteúdo, página na web que recebeu o nome de OpenLeaks. A nova marca pertence a Daniel Domscheit-Berg, ex-assistente de Julian Assange, que promete concorrer com o WikiLeaks e fazer um site com maior transparência.

Domscheit-Berg informa que já conta com o auxílio de dez pessoas para manter o OpenLeaks, mas que o site vai começar a produzir conteúdo no início de 2011. Ele também afirma que a página online dirigida por ele terá o mesmo objetivo inicial do WikiLeaks: permitir que anônimos divulguem informações confidenciais, principalmente documentos governamentais, à imprensa.

O responsável pelo OpenLeaks admite ter a ideia de permitir o trabalho conjunto entre a mídia, sindicatos e ONG’s, disponibilizando a cada setor uma plataforma diferente do site. “Se você é um grande jornal, você pode escolher um sistema dedicado projetado para atender às suas necessidades específicas, no caso de você precisar de um maior poder de computação”, revelou Domscheit-Berg, em entrevista ao site francês Owni.

Críticas a Assange
O ex-colega de trabalho de Assange aproveitou para criticar a conduta que o WikiLeaks adotou nos últimos tempos. De acordo com ele, o site comandado pelo australiano não defende mais a transparência do conteúdo divulgado. Ele ainda aproveitou para, de forma indireta, acusar o concorrente de “organização clandestina” e que “mantém uma agenda política”.

“Se você defende a transparência, ela tem que estar em sua funcionalidade, não foi o caso do Wikileaks. Nós (OpenLeaks) somos uma fundação, registrada como tal na Alemanha, e não uma organização clandestina. Isso significa que nós não temos nenhuma agenda política, não temos razão para esconder e que vamos construir nossa ferramenta com o objetivo de continuar operando”, disse Domscheit-Berg.

Fonte: Comunique-se