Três dias de paralisação

Governo não abre negociação e trabalhadores decidem intensificar o movimento; nova assembleia da categoria é marcada para 14/05

manifestação 06 05 b

Mais uma vez, os servidores da saúde pararam o trânsito no centro de Belo Horizonte para chamar a atenção da população e do governo estadual sobre as péssimas condições de trabalho e exigir a abertura das negociações. O protesto aconteceu na manhã desta terça-feira (06/05). Após a concentração que teve início na porta do Hospital João XXIII, os trabalhadores da saúde seguiram em passeata até a porta da prefeitura, onde realizaram um ato unificado com os servidores municipais. O governo estadual não abriu negociação para a pauta de reivindicações apresentada pela saúde e, devido a isto, a categoria aprovou paralisação de 72 de horas, com inicio na próxima segunda-feira (12/05).

Ao final dos três dias de paralisação, os servidores voltam a se reunir em assembleia geral no dia 14 de maio (quarta-feira) para decidir o rumo do movimento. A categoria reivindica o reajuste salarial, a diminuição do tempo para promoção por escolaridade, a revisão do plano de carreiras, redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais sem redução salarial.

manifestação 06 05 i

O movimento deixou registrados a repulsão e o descaso por parte do governo para com os trabalhadores. Os servidores aguardam posicionamento por parte do governo quanto ás pautas de reivindicações entregues desde o começo do ano. No dia 09 de abril os trabalhadores da saúde também realizaram uma manifestação conjunta com o funcionalismo de Belo Horizonte que também parou as ruas da capital.

A manifestação unificada reuniu o Sind-Saúde/MG e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (SINDIBEL). “Não podemos ficar de braços cruzados diante da atual situação de descaso e precariedade que os trabalhadores da saúde vem sofrendo. Não iremos deixar o governo continuar brincando com a cara do servidor. Vamos invadir as ruas sim e prosseguir com essa batalha para conquistar o que é direito do trabalhador.” destacou a diretora Neuza de Freitas durante o grande ato.

manifestação 06 05 a

manifestação 06 05 c