Dia Internacional das Mulheres reforça a luta por direitos, igualdade e pelo fim da violência de gênero

O Dia Internacional de Luta das Mulheres, celebrado em 8 de março, é uma data marcada pela história de resistência e organização das mulheres trabalhadoras em todo o mundo. Mais do que uma celebração, este dia reafirma a necessidade de fortalecer a luta por direitos, igualdade e dignidade. A mobilização das mulheres sempre esteve na linha de frente das transformações sociais, enfrentando desigualdades, violências e a exploração do trabalho. Neste ano, a mobilização ganha ainda mais força para o enfrentamento à violência contra as mulheres diante dos recorrentes casos evidenciam o grave problema em nosso país. Dados da pesquisa ‘Retrato dos Feminicídios no Brasil’, apontam o alto número de feminicídios nos últimos anos, o equivalente a quatro assassinatos de mulheres por dia. Uma epidemia que deve unificar a todos nesta luta feminista.

O mote do movimento Coletivo da Mulher Trabalhadora, organizado pela CUT Minas, este ano é “Pela vida das mulheres, contra o imperalismo, por soberania, democracia, fim da escala 6×1 e Fora Zema”. Em Belo Horizonte, a manifestação no próximo domingo será na Praça Raul Soares, com concentração às 9 horas.

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), sempre envolvido com a luta das mulheres, destaca também a forte presença feminina na categoria da saúde. As mulheres trabalhadoras da saúde representam a maioria da força de trabalho no SUS e está é uma realidade marcada por sobrecarga de trabalho, baixos salários, precarização dos vínculos e falta de reconhecimento profissional.

Muitas acumulam longas jornadas de trabalho com as responsabilidades do cuidado dentro de casa, evidenciando como a desigualdade de gênero ainda estrutura o mundo do trabalho. A luta por melhores condições de trabalho, valorização salarial e políticas públicas que garantam direitos é também uma luta feminista.

Neste Dia Internacional de Luta das Mulheres, reafirmamos nosso compromisso com a luta das mulheres, e em lugar especial na valorização das mulheres da saúde, com a defesa do serviço público e com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violências.

Seguiremos fortalecendo a organização e a mobilização das trabalhadoras. O 8M é dia de luta, de memória e de construção de futuro.