07 de novembro: Servidores da saúde aprovam a participação na Greve Geral do funcionalismo em Minas Gerais

Sem recomposição salarial e sem carreira, saúde vai parar contra RRF

Em assembleia virtual bastante participativa e representativa, os servidores da saúde de Minas Gerais decidiram aderir a GREVE GERAL do funcionalismo estadual convocada para a próxima quinta-feira (07 de novembro). A categoria se reuniu em plataforma digital na tarde desta segunda-feira (30/1). A batalha dos servidores é contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) proposto por Romeu Zema na Assembleia Legislativa que representa um dos maiores pacotes de desmonte do serviço público já apresentado na história mineira. Dentre os itens da proposta, está o congelamento dos salários por 9 anos, venda do patrimônio público.

A adesão ao movimento paredista foi aprovada sem nenhum voto contrário. No dia da Greve Geral o funcionalismo fará uma Assembleia Conjunta no pátio da ALMG. A definição do calendário de luta deve ser divulgada em breve nos canais de divulgação dos sindicatos envolvidos. A unidade do funcionalismo está sendo articulada pela Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos que reúne 25 sindicatos, incluindo o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG).

Congelamento dos salários
Apesar de ter aprovado um aumento salário no próprio salário e do primeiro escalão em quase 300%, o plano de recuperação fiscal (PL 1202/2019) do goverdanor Zema prevê apenas dois reajustes de 3% nos salários dos servidores pelos próximos nove anos, o primeiro em 2024 e o segundo em 2028.

Clique aqui e simule como ficaria o seu salário, caso a proposta do Zema entre em vigor: https://sinfazfiscomg.org.br/conteudo/3654/descubra-como-fica-seu-salario-se-o-rrf-de-zema-for-aprovado

Durante a assembleia dos servidores da saúde, a categoria também apontou para a necessidade de mobilização para pautas específicas como a formulação da carreira, do piso salarial da enfermagem e as ameaças de privatização da saúde com a transferência de gestão para Organizações Sociais (OS).

Estavam na pauta da assembleia virtual o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e os impactos na vida do trabalhador; Privatizações das instituições de saúde em Minas Gerais; Plano carreira, cargos e salário – carreira única; Isonomia com Gages e a Greve Geral no dia 07 de novembro.