Violência preocupa servidores de Betim

Violência não passará!

A onda de violência que assola trabalhadores e usuários da saúde de Betim nos últimos dois meses foi tema de audiência com promotor do Ministério Público, Dr. Fabiano Mendes. A reunião aconteceu na última segunda-feira (15/05). Diretores do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim, delegados sindicais, Representantes do Coren/MG, Sindicato dos Médicos (SINMED), representante da secretaria Municipal de Segurança e trabalhadores do SUS Betim – entre eles vários que foram vitimas dos assaltos nas unidades pediram uma ação mais enérgica por parte da prefeitura.

betim 01

Veja abaixo o registro do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim:

Colegas da Saúde de Betim,

Os relatos chocaram todos os presentes. Mesmo os que, assim como nós, trabalhadores do SUS, já estarmos habituados às agressões no dia a dia nas unidades, ficaram chocados com o relato e as inevitáveis lágrimas de quem foi vitima direta do ataque desses bandidos e ficaram sobre a mira de armas.

Foram feitos registros de vários fatos pelos presentes e também a observação de que o poder público municipal sempre prometeu resolver e nada fez o que na opinião de todos contribuiu para que a situação chegasse ao ponto que chegou.

Registramos aqui nosso reconhecimento ao Coren na pessoa da Doutora Marcia, vice-presidente e da Adriana Técnica de enfermagem que estiveram presente e se manifestaram com conhecimento dos fatos e disseram que a partir de agora estarão acompanhando essa discussão ate a resolução do mesmo. Que os trabalhadores da saúde, principalmente a enfermagem, não estarão sozinhos nesta luta.

O promotor disse estar sensibilizado com os fatos e denúncias apresentadas e, afirmou que estudaria os documentos protocolados antes de sua chegada a cidade, para estar informado de tudo e há quanto tempo essa situação vem ocorrendo conforme as denúncias. Chegou a fazer observações em algumas das propostas que apresentamos e disse que algumas poderiam facilmente ser implantadas. Propôs, também, a criação de uma comissão com a participação de todos os setores envolvidos na discussão sobre a insegurança nas unidades de saúde para apressar as medidas de proteção a serem tomadas.

Lamentamos a ausência do secretario de saúde e também do presidente do Conselho Municipal de Saúde. Essa ausência contradiz o posicionamento de preocupação com essa onda de violência e que estão a disposição para ajudar a encontrar uma solução.

Por fim, a direção do Sind-Saúde agradece a todos e todas que atenderam o chamado para participar dessa atividade junto ao Ministério Público e, aplaude a coragem das colegas que apesar da opressão, relataram a agressão que sofreram.

Estaremos cobrando uma posição do Ministério Público para que essas decisões sejam de fato levadas a termo.

betim 02

Propostas ao Ministério Público

Betim, Maio 2017

Digníssimo Promotor da Comarca de Betim;

Senhor Fabiano Mendes Cardoso.

– Considerando a incidência dos ataques de assalto que nos últimos dois meses têm vitimado trabalhadores e usuários nas unidades básicas de saúde deste município;

– Considerando a sensação de insegurança sentida pelos trabalhadores e usuários que reina nas unidades básicas de saúde no dia a dia de atendimento;

– Considerando que as medidas tomadas pela prefeitura não tem surtido o efeito desejado;

– Considerando que nas oportunidades em que dois desses “Bandidos” foram apreendidos pela policia militar, os mesmos não ficaram detidos por que são menores de idade;

– Considerando o perigo dos trabalhadores se organizarem por conta própria para sua defesa;

– Considerando que os servidores da saúde são homens e mulheres de bem e esperam do poder publico a segurança necessária para trabalharem;

– Considerando que ainda não fomos ouvidos em propostas que possam talvez ajudar, em medidas que dificultem a pratica dessas ações criminosas;

O Sindsaude apresenta as seguintes propostas em nome dos trabalhadores da saúde e pede a interlocução deste ministério publico junto a prefeitura para que seja implantado o mais rápido possível.

1 – Um processo seletivo em regime de urgência na área de vigilância para suprir a falta do efetivo dos Guardas Patrimoniais e Municipais;

2 – Prioridade na vigilância por parte da guarda municipal nas unidades de Urgência e Emergência em apoio a Guarda Patrimonial;

3 – Imediata qualificação profissional aos Guardas Patrimoniais para dota-los de expertise profissional no exercício da Função;

4 – comunicação direta com a policia militar e Guarda Municipal para agilidade no atendimento de socorro;

5 – instalações de vídeo monitoramento (com armazenamento de imagens) em todas as recepções e portarias de unidades em médio prazo como complemento da vigilância humana;

6 – construções de barreira artificial nas recepções de atendimento para proteger a atendente;

7 – instalações de alarme nas unidades interligado ao batalhão da Policia Militar para ser acionado em caso de ataque de criminosos;

8 – Imediata obra no sentido de aumentar a altura de barreiras artificiais das unidades (muros).

9 – Apressar o próximo concurso da guarda municipal para suprir a falta do efetivo.

10 – Apressar o processo de armamento da Guarda Municipal.

11 – Acabar com a regra de um Guarda Patrimonial trabalhar sozinho nas unidades para que não fique tão fragilizado.

Maria Conceição Silva Pimenta

Coordenadora do Sindsaude/MG – Núcleo Regional Betim