Técnicos de Enfermagem de Vespasiano perdem especialização oferecida por Cofen

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), divulgou no dia 30/01, 50 mil vagas gratuitas na Especialização para os Técnicos de Enfermagem. O Pós Tec Enfermagem, é o programa de especialização gratuita para os técnicos de enfermagem oferecido pelo Cofen aos profissionais registrados no Coren. O objetivo do Pós Tec Enfermagem é especializar 50 mil profissionais de enfermagem de nível médio nos próximos 5 anos, tornando-os mais capacitados e atualizados para a assistência aos pacientes.

A iniciativa seria uma oportunidade única para as trabalhadoras e trabalhadores de Vespasiano caso a prefeitura regularizasse o vínculo desses trabalhadores que são contratados como auxiliar de enfermagem. Para participar do programa de especialização profissional de enfermagem deverá ter o certificado de Técnico de Enfermagem e possuir registro ativo e regular no Coren do seu estado. Deve ainda ter vínculo empregatício como Técnico em estabelecimentos de assistência à saúde em rede pública municipal, rede estadual, rede federal ou nas instituições privadas e filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde – SUS.

Ou seja, mais uma vez o profissional de enfermagem de Vespasiano sai prejudicado por descaso e falta de valorização com a categoria. Segundo uma trabalhadora que não quis se identificar, é desmotivador trabalhar em um município onde já se lida com desvalorização e ainda te tiram a oportunidade de se especializar gratuitamente.

“É desmotivador trabalhar em uma cidade onde não somos valorizados e ainda nos tiram o direito de capacitação. Nos foi tirado a oportunidade de sermos selecionados porque Vespasiano não tem o cargo. Basta de tanta exploração, não aguentamos mais. Chega” desabafou a trabalhadora.