Situação do HGV é precária

Promotora Josely e deputado Adelmo visitaram a unidade

DSCF4168 capa

Após denúncias feitas pelo Sind-Saúde e diante da falta de ação do governo de Minas e da Fhemig em resolver os graves problemas do Hospital Galba Velloso, em Belo Horizonte, o deputado estadual e membro da Comissão de Saúde da ALMG, Adelmo Carneiro Leão e a Promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Josely Ramos Pontes compareceram à unidade nesta segunda-feira (06) para ver de perto os problemas e constataram que a situação de fato é precária.

Durante a visita, que foi acompanhada pelo Sind-Saúde, o deputado e a promotora conversaram com trabalhadores, pacientes e gerentes e viram de perto problemas como falta de pessoal, poucos profissionais homens (a enfermagem não tem sexo, mas há o risco para a função pública), banheiros e alguns equipamentos precários e muita insegurança.

“É uma situação precária, que exige intervenções imediatas, sobretudo do ponto de vista do cuidado com a infraestrutura e do cuidado com a segurança dos prestadores de serviços e dos próprios usuários do sistema”, resumiu o deputado Adelmo Leão em entrevista à imprensa.

Ortopedia

Os pacientes do setor ortopédico do Galba Velloso são oriundos do Hospital João XXIII e muitos deles são dependentes químicos e com histórico de conflitos, o que faz com que haja constantes desrespeitos e até agressões aos profissionais, brigas entre os próprios pacientes, fuga de presos e, segundo denúncias, até tráfico de drogas.

A falta de segurança para o trabalho dos servidores e para os próprios pacientes foi um dos problemas que mais incomodou a promotora Josely Ramos. “Tem que compartilhar a experiências de outros hospitais, tem que ser estudadas alternativas, canais para melhorar a segurança imediatamente”, disse a promotora. Segundo os servidores, toda semana a Polícia Militar tem que ser chamada para intervir e fazer boletins de ocorrência e muitas vezes demora mais de uma hora para chegar ao Hospital.

O Sind-Saúde várias vezes já alertou a direção do Hospital e a presidência da Fhemig sobre a falta de segurança na unidade. É necessário que sejam contratados ou transferidos mais servidores do sexo masculino e que seja estudada uma medida de segurança para o local – muitas vezes, os porteiros terceirizados da MGS, que não são capacitados para isso, é que acabam tendo que separar brigas e evitar conflitos. O deputado Adelmo Leão disse que irá solicitar uma audiência na Comissão de Saúde para discutir esse específico problema da segurança no HGV e procurar alternativas.

A infraestrutura também foi um problema já denunciado pelo Sind-Saúde que foi detectado pela promotora e pelo deputado: banheiros sem portas, equipamentos em péssimo estado, local de descanso dos servidores da noite muito apertado, enfermarias femininas e masculinas misturadas. Outro ponto que assustou a promotora foi a utilização do bloco cirúrgico em apenas cerca de 50% do dia, o que faz com que as filas e a demora para cirurgias só aumentem.

Psiquiatria

Na ala da psiquiatria do Hospital Galba Velloso se repetem os problemas de falta de segurança e de servidores do sexo masculino. Muitas vezes os próprios pacientes é que separam as brigas internas.

Na emergência, são poucos leitos – o que faz com que diversos atendimentos tenham que ser feitos em camas no chão. Nas alas de internação também há falta de leitos, o que é agravado pelo fato de decisões judiciais obrigarem a internação de pacientes naquele hospital.

Tem de haver uma maior interface do Estado com o município (que tem que cumprir seu papel regulador) para que seja estabelecida uma política ampla e efetiva para o cuidado com os portadores de sofrimento mental e com os dependentes de álcool e drogas, pois da maneira em que se encontra, os pacientes não estão sendo recuperados e os servidores é que sofrem tendo que dia após dia enfrentar tantos problemas.

O Sind-Saúde continuará cobrando junto à Fhemig e ao governo que sejam tomadas medidas de curto, médio e longo prazo para resolver todos os problemas do Hospital Galba Velloso, mesmo porque o maior problema relaciona-se à gestão da Fundação.

Confira a entrevista que o deputado Adelmo Leão deu à imprensa logo após a visita:

 

DSCF4167 menor

Promotora e deputado conversam com trabalhadores

DSCF4160 menor

Apertadíssimo local de descanso dos servidores da noite, que ainda fica ao lado do local de Expurgo

DSCF4156 menor

Situação dos banheiros é precária