Sind-Saúde/MG auxilia na organização do Projeto Vidas Paralelas em Minas Gerais

Projeto de saúde e segurança do trabalhador que capacita servidores de todo o Brasil para atuarem em uma rede de comunicação a partir de atividades de arte, cultura e inclusão digital chega a Minas Gerais e conta com o apoio do Sind-Saúde/MG e da CUT/MG

00capa convite PVP.JPG

Em realização em todo o país, chega a Minas Gerais nos dias 5, 6 e 7 de novembro a primeira oficina do Projeto “Vidas Paralelas: Cultura e Saúde do Trabalhador”. O projeto tem o objetivo principal de capacitar trabalhadores brasileiros de vários setores formais e informais para produzirem conteúdos digitais que gerem reflexões sobre o mundo do trabalho. Os diferentes produtos realizados nas oficinas – fotos, vídeos, textos – serão compartilhados em uma rede digital de articulação e intercâmbio nacional.
 
Mais do que dar visibilidade às ações dos trabalhadores, o Projeto Vidas Paralelas (PVP) pretende que eles construam alternativas de mudança na cultura e saúde do trabalho de acordo com as particularidades da região onde estão inseridos. Para isso, o projeto se inicia com a construção de uma rede de apoio formada por parceiros de diversos setores da sociedade como centrais sindicais, pontos de cultura, centros de referência, universidades etc.

O Projeto tem a coordenação e execução conjunta dos ministérios da Saúde e da Cultura, da Universidade de Brasília (UnB) e da Rede Escola Continental de Saúde do Trabalhador (REC-ST). Em Minas Gerais a primeira oficina está recebendo, entre outros parceiros, o apoio da CUT/MG e do Sind-Saúde/MG, que auxiliaram em questões infra-estruturais e que, principalmente por meio das diretoras do Núcleo de Vespasiano, Lionete Pires e Patrícia Gonçalves, está prestando fundamental contribuição na organização do evento.

Como em todos os estados, ao final dessa etapa os mineiros também estarão capacitados para contribuir com a produção e postagem de produtos digitais na rede virtual criada. Além disso, será um espaço para discussão de temas de extrema relevância para a realidade de trabalho de todos. 

 A rede de apoio formada irá colaborar na realização da oficina com os trabalhadores, próxima etapa do projeto, bem como auxiliá-los durante toda a sua trajetória. Também atuará como mediadora nas atividades do PVP, acompanhando os formadores e avaliando os resultados da oficina.

Além de repensar as atuais políticas públicas de cultura e saúde do trabalhador, o PVP pretende trabalhar questões como expressão, interatividade e compartilhamento de experiências entre os trabalhadores, destacando o saber popular de cada um.

Mais informações sobre o Projeto podem ser obtidas no site www.cultura.gov.br/vidasparalelas.