Sind-Saúde/MG participa de ato pela democracia em Belo Horizonte

Centrais sindicais e movimentos sociais de todo o Brasil participaram de atos em defesa das eleições e da manutenção do estado democrático, nesta segunda-feira (9). Em Belo Horizonte, a manifestação começou às 18h, na Praça Sete, no Centro da cidade, e seguiu pacificamente em direção à Praça da Estação.

A manifestação foi uma reação e um protesto contra os atos de terrorismo e ações violentas que bolsonaristas golpistas, inconformados com a derrota na eleição presidencial de 2022, realizaram em Brasília no domingo (8), para instalar o caos e o pânico no país e forçar uma intervenção militar.

O ato foi um movimento nacional e em Minas Gerais aconteceu em várias cidades, além de Belo Horizonte, Divinópolis, Teófilo Otoni, Poços de Caldas, Varginha, Juiz de Fora, Uberaba, Montes Claros e Uberlândia também organizaram protestos. E ainda, segundo a Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), um ato nacional em Brasília está previsto para a próxima quarta-feira (11).

Além de repudiar a invasão e depredação das sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, as manifestações também reivindicam a punição dos responsáveis diretos e indiretos pelos atos e o respeito ao resultado das eleições que consagraram Lula (PT) presidente do país.

O Sind-Saúde/MG esteve presente junto às trabalhadoras e trabalhadores engrossando as fileiras na luta contra qualquer tentativa de atos antidemocráticos. Segundo informações de dirigentes da CUT/MG outros atos serão organizados em Belo Horizonte e no interior do Estado, porque a luta será permanente e será preciso manifestações de rua constantes para o enfrentamento do fascismo e isolar os bolsonaristas da sociedade brasileira. Para isso, foi sugerida e aprovada a criação de uma frente permanente de defesa da democracia.