Nota Pública: Sind-Saúde/MG repudia atos antidemocráticos ocorridos em Brasília neste domingo (8)

O Sind-Saúde/MG repudia veementemente os atos terroristas que ocorreram neste domingo, 08/01, em Brasília, por serem uma afronta direta ao Estado Democrático de Direito. A entidade sempre defendeu que toda ação antidemocrática deve ser combatida pela sociedade brasileira, inclusive, pela classe das trabalhadoras e trabalhadores da saúde que defende o direito à vida, e pelas instituições do Estado brasileiro.

Vimos com muito pesar e indignação os bolsonaristas, que não aceitam a decisão soberana da população nas eleições invadir, depredar e saquear o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, órgãos públicos que são extremamente importantes para o funcionamento do país e são patrimônios históricos.

Vimos também a inércia do governo do Distrito Federal, que tem o dever de garantir a segurança pública e não o fez, ocasionando em meio ao caos a exoneração do secretário de Segurança Pública do governo do DF, o ex-ministro da Justiça durante o governo Bolsonaro, Anderson Torres, que claramente se mostrou conivente com os golpistas.

Depois de uma tarde inteira de vandalismo, caos total, destruição da sede dos Três Poderes, roubos e um verdadeiro cenário de guerra, para garantir que a situação não se agravasse ainda mais, o presidente Lula, recém-empossado, decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal.

Esperamos que os terroristas que promoveram esse ataque à democracia, seus líderes e financiadores não fiquem impunes e sejam identificados, presos, julgados e condenados por seus atos.

O Sind-Saúde/MG defende o direito à livre manifestação e justas reivindicações, desde que feitas de forma ordeira e pacífica. Temos que nos manter firmes na luta em defesa da democracia!

*Ato em Defesa da Democracia*

Um grande ato nacional foi marcado para esta segunda-feira, 09/01, para repudiar os ataques terroristas e defender a democracia. As eleições terminaram 31 de outubro! O Brasil precisa virar a página do passado sombrio dos quatro anos de destruição do governo Bolsonaro.

Em Belo Horizonte, o protesto será a partir das 18h, na Praça Sete. Terroristas não passarão! Participe!