Sind-Saúde/MG participa de assembleia nacional da Fenasce

Aconteceu nos dias 20 e 21 de fevereiro a assembleia nacional da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, na sede da CUT (Central Única dos Trabalhadores) em Brasília.

O encontro abordou e definiu as ações da federação para o ano de 2024, onde as pautas discutidas foram:
• Aposentadoria especial
• Curso técnico
• Adicional de incentivo extra, o chamado 14º
• A readaptação laboral.
• Reforma do Estatuto da Fenasce
• Filiação do Sind-Saúde MG a Fenasce e a luta compartilhada por esta aguerrida entidade, que no cenário nacional é reconhecida por sua atuação combativa e o pé no chão como diz seu presidente Luís Claúdio.
• Criação de novas secretária na Fenasce entre elas a de Saúde da trabalhadora e do trabalhador.

O Sind-Saúde/MG foi representado pelos Agentes de Saúde e de Endemia, Wilde Anastácio do munícipio de Augusto de Lima e o diretor da entidade, Evaldo Lopes de Corinto.

Os representantes do Sind-Saúde/MG destacaram junto aos diretores da Federação a situação destes trabalhadores em Minas Gerais, pois em MG a maioria desrespeita a EC 51/ EC 120 e a Lei 11.350/06 e não garante direitos dos agentes de saúde e endemias, mantendo vínculos precários, não fornecendo uniformes e equipamentos de proteção individual, não pagando adicional de insalubridade, não garantem aposentadoria especial, e não reconhecem estes trabalhadores como profissionais de saúde.

Após o término deste importante encontro, o agente Wilde Anastácio se sente revigorado e aponta que o caminho é a organização dos trabalhadores junto ao sindicato e uma maior participação em cargos de direção para que a categoria de fato se sinta representada e ter seus anseios defendidos.

Os dois participantes levarão as deliberações da Federação ao conhecimento da direção do Sind-Saúde/MG, e agradecem o acolhimento por parte dos nobres companheiros de outros estados que compõe a direção da federação Nacional dos Agentes de Saúde e de Endemias onde o tema é: União Força e Luta!