Sind-Saúde lança documentário

Série de cinco episódios começa com relatos da saúde pública nos municípios e desafios encontrados pelos trabalhadores no dia-a-dia do trabalho. Lançamento do primeiro será na Assembleia Legislativa (ALMG)

soeusei ondetudocomeca

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou requerimento para realização de audiência pública para o lançamento do documentário  “Só Eu Sei – onde tudo começa”. O filme, produzido pelo Sind-Saúde/MG, dá voz aos trabalhadores da saúde de Minas Gerais sobre as dificuldades encontradas na construção diária da saúde pública e as diversas situações trabalhistas que são submetidos.

A audiência foi solicitada pelo deputado Doutor Jean Freire (PT), com objetivo de debater a criação de uma diretriz estadual para melhorar a situação profissional de equipes de saúde vinculadas aos municípios. Segundo a justificativa, a situação é de precarização do trabalho devido à ausência no Estado da regulamentação de planos de carreira.

O filme

O que acontece no dia-a-dia do atendimento da saúde pública no Brasil? O curta-metragem Só eu Sei, produzido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde busca discutir os dilemas vividos por quem convive com essa realidade todos os dias. Em seu local de trabalho.  O documentário buscou a perspectiva do trabalhador(a) para vivenciar os principais problemas de quem constroem o Sistema Único de Saúde (SUS). A série é composta por 5 (cinco) curtas-metragens, com duração, em média, de 25 minutos, cada episódio. Cada vídeo difunde discussões específicas das unidades de saúde em âmbito municipal e estadual. O primeiro episódio –Onde tudo começa, aborda o universo da saúde nos municípios e o trabalho na atenção básica do SUS, destacando a atuação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias. A ideia é relatar o cotidiano desses servidores: adoecimentos,  falta de estrutura e segurança, luta pelo piso salarial e valorização.

Em breve divulgaremos o dia e horário do lançamento. Participe!