Sind-Saúde comparece a seminário nacional que criou o “Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador da CNTSS”

Representando o Sind-Saúde/MG, a diretora Lionete dos Santos Pires compareceu a São Paulo nos dias 20 e 21 de maio para participar da criação do “Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS)”. Com a presença de palestrantes e de representantes de sindicatos de vários estados do Brasil, o seminário reforçou a necessidade de se valorizar a saúde como um bem dos trabalhadores de todos os ramos. O Sind-Saúde compôs o Coletivo como membro suplente.

Segundo Lionete, a criação do Coletivo se soma às crescentes reivindicações de vários sindicatos – incluindo do Sind-Saúde – pela melhoria nas condições de trabalho e na qualidade de vida dos servidores. “A legislação não ampara o servidor como ele necessita e o próprio trabalhador muitas vezes não percebe que adoece por causa de problemas no trabalho”, disse a diretora.

Principais causadores de problemas na saúde do trabalhador

Um dos fatores que deve ser considerado diz respeito às próprias relações de trabalho – seja ela vertical (entre o empregado e o empregador) ou horizontal (entre os próprios empregados). O assédio moral, o assédio sexual e a discriminação são alguns dos exemplos comuns.

As condições de trabalho são outro fator fundamental: desconforto, posição irregular, equipamentos danificados, exposição a materiais ou situações insalubres são alguns dos exemplos de condições que costumam adoecer os trabalhadores.

O terceiro fator diz respeito ao próprio objeto do trabalho. Cada serviço demanda determinadas aptidões e funções, para as quais os trabalhadores devem estar preparados e devem ter condições de aplicá-las.

Saúde dos trabalhadores da saúde

Segundo a diretora Lionete, muitas pessoas acreditam, mesmo que de modo inconsciente, que quem cuida da saúde dos outros sempre trabalha em um ambiente livre de problemas e não adoece. “O próprio trabalhador da saúde não dá conta de questionar a questão do adoecimento, não consegue fazer nexo do trabalho com o adoecimento”, ressaltou Lionete.

O Coletivo tem como um dos objetivos justamente levar os trabalhadores da seguridade social (que inclui os servidores da saúde, da previdência e da assistência social) a refletir sobre a saúde deles e sobre os problemas dos ambientes de trabalho. Para tanto, será ministradas oficinas em todo o Brasil: a primeira delas é no próximo mês em Pernambuco. O “Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador da CNTSS”.