Saúde do trabalhador em debate

Trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Vespasiano participam de seminário que aborda o assédio moral

VESP 4

Começou hoje (18) e segue até amanhã o II Seminário da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora com a participação de trabalhadores e trabalhadoras da prefeitura de Vespasiano. A realização do Seminário foi uma proposta da Mesa Municipal Permanente de Negociações do SUS e pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) em razão de que neste mês se comemora o “Abril Verde”. Abril Verde é um movimento nacional criado há quatro anos com o objetivo de reduzir acidentes de trabalho e agravos à saúde do(a) trabalhador(a).

V SEMIN

O assédio moral e o assédio sexual sofridos pelos trabalhadores interferem na saúde e vem sendo causa direta ou indireta de adoecimento da força de trabalho. “Por isso”, reforça a diretora do Sind-Saúde, Lionete Pires, “precisamos conscientizar a todos e todas para que qualquer tipo de assédio não seja aceito. Para que seja denunciado.”

O Sind-Saúde leva também para o Seminário o problema do assédio sexual que aflige trabalhadoras e trabalhadores da saúde. O assunto foi abordado por meio de um vídeo produzido pelo Sindicato que chama a atenção para esse tipo de abuso que preocupa a categoria.

VESP 3

Denúncias sobre assédio sexual no trabalho chegam até o sindicato muitas vezes por meio de terceiros, já que trabalhadores e trabalhadoras jovens, especialmente, temem fazer a denúncia por medo de retaliações e do desemprego. Não denunciar o assediador, por outro lado, lembra Lionete Pires, só aumenta o sofrimento da vítima que se sente impotente e isolada – o serviço público deve dar o exemplo e banir o assédio do cotidiano dos trabalhadores.