Reunião no Hospital Cristiano Machado em Sabará

Trabalhadores e diretores sindicais apresentam demandas

Diretores do Sind-Saúde estiveram em reunião com a direção do Hospital Cristiano Machado em Sabará na última terça-feira (07/03), a reunião foi feita a pedido dos trabalhadores que viram a necessidade de levar a conhecimento da direção do Hospital a demanda das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Cristiano Machado 1

Na reunião foi discutida a situação da Ala D que será ativada, porém a direção argumentou que ainda não há estrutura para que a Ala seja liberada. E que por ser um projeto da FHEMIG não tem conhecimento da data certa para abertura.

Outro ponto levantado foi a mudança de horário dos enfermeiros que questionam o porque das alterações estarem sendo feitas sem aviso prévio aos servidores o que causa um estresse na dinâmica de trabalho dos setores, foi comunicado que a mudança está ocorrendo por causa da implementação de um novo sistema pela Seplag e que foge ao controle do Hospital. Porém foi acordado que não haverá alteração de horário até que a Seplag resolva a situação, a mesma está estudando a implementação do sistema para ver se será viável para todos os setores. A situação será levada para a mesa SUS.

Seguindo com a reunião, foi pautado o problema com o materiai do CME que além de estar no tempo está com o prazo de validade vencido, a entrega foi feita no dia 29/02/2016 a direção afirma que já notificou a FEMIG da situação. Também foi abordada a falta de pessoal na rouparia e farmácia, o diretor do Hospital alegou que essas questões são de responsabilidade da FHEMIG Central que faz um dimensionamento por unidade. Os diretores do Sind-saúde afirmaram que sabem das dificuldades e que é necessária uma parceria com o sindicato para que jutos possam buscar uma solução.

Os trabalhadores questionam o fato de terem que imprimir evolução do SIGH para justificar o ponto quando a falha na leitura de biometria, o diretor relata que é um equivoco essa informação e que irá resolver o problema.

Cristiano Machado 2

Questionado porque foi realizado contrato para nutricionista e não pra fisioterapeuta o diretor respondeu que foi uma decisão de gestão e que a escala feita para os fisioterapeutas ira atender a unidade. Os trabalhadores deixaram claro que não concordam com a decisão e que três nutricionistas atendem perfeitamente a unidade.

O excesso de liberdade dos pacientes e acompanhantes também foi mencionado pelos trabalhadores, reuniões com toda a equipe multidisciplinar foram propostas para expor o que esta acontecendo. Já para o atendimento interno dos funcionários, só pode ser feito se o funcionário sentir-se mal dentro da unidade, de outra maneira não deve ser realizado. O ultimo ponto da reunião foi sobre a folga do TER, circulava na unidade a ordem de não serem liberadas as folgas no final de semana, a direção alega não saber de onde vieram tais informações e que o caso será verificado. O Sind-saúde continua acompanhando e cobrando o desenvolvimento das demandas dos trabalhadores.