Reconhecimento social

Bombeiros prestam homenagens aos profissionais de saúde 

solidariedade

Nesta sexta-feira (17/4), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais prestou uma homenagem para os trabalhadores da saúde e aos diversos profissionais que atuam nos serviços essenciais nesse momento de enfrentamento ao novo coronavírus. A homenagem aconteceu em frente ao Hospital Santa Casa de Belo Horizonte, e contou com uma apresentação musical com a participação da Banda Sinfônica e Bombeiros Instrumental Orquestra Show (Bios).

A ação foi feita como forma de estímulo e solidariedade também à população. Além disso, houve ainda a subida da Auto Plataforma Escada (APE), viatura escada que atinge 54 metros de altura para a ascensão dos músicos e de uma faixa gigante com uma mensagem surpresa.

Neste momento em que o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus, é essencial homenagear os profissionais da saúde da linha de frente, para vencermos a Covid-19 e ao mesmo tempo refletirmos sobre a necessidade da universalização da saúde, mais investimentos e valorização aos profissionais de saúde e para o SUS.

Desde a sua criação, o SUS sempre esteve de portas abertas com ações e serviços que buscam atender às necessidades de saúde da população. Contudo, ao longo desses anos, vem sofrendo com subfinanciamento e mais recentemente com o desfinanciamento, infraestrutura precária, gestores sem compromisso, quantitativo inadequado de pessoal, escassa qualificação permanente para os trabalhadores da saúde, expulsão de médicos da saúde da família, privatização crescente de vários serviços, por meio de novos modelos de gestão (OSs, OSCIPs, PPPs, SSA..), desabastecimento, falta de equipamentos e insumos básicos e ataques de alguns setores da sociedade. 

Os trabalhadores da saúde são chamados à linha de frente no protagonismo do combate à doença. Ao contrário da maioria da população, os servidores da saúde não param de trabalhar, colocam no exercício da profissão a saúde coletiva em primeiro lugar. A importância do trabalho dos profissionais da saúde deve ser o espelho da valorização que essa categoria tanto merece. E é nesse momento de pandemia, cuja crise sanitária planetária é a maior dos últimos cem anos, o SUS e os trabalhadores da saúde alcançam o seu lugar de direito. Só eles, apesar de tão maltratados pelo poder público, e tão malfadados pelas elites e por grande parte da população, é capaz de dar as respostas necessárias para enfrentar as necessidades diárias dos usuários seja nos serviços de atenção básica, UPAs, Hospitais e as vítimas de acidentes de trânsito, tragédias como as da creche Criança Feliz em Janaúba, Brumadinho e a este vírus avassalador.

Depois que tudo passar, a única certeza é de que os verdadeiros heróis dessa guerra são eles. Por isso, os profissionais da saúde merecem aplausos e valoroso reconhecimento, que deve ser concretizado, acima de tudo, com condições dignas de trabalho, respeito e segurança. E mais do que isso, precisam de carreira, reajuste salarial, pagamento de adicional de insalubridade, aposentadoria especial, 30 horas semanais, Piso salarial  e concurso público.

Apoiem o profissional da saúde e exija o fim das medidas de desmonte do SUS, o combate ao COVID-19 ou a qualquer epidemia e problema crônico da saúde da população passa por uma saúde pública de qualidade.