Conversa com vereadores da Comissão de Saúde Sabará

Sind-Saúde cobra melhoria na saúde, valorização dos servidores e pede negociação com prefeito

sabará 2

Diretores do Sind- Saúde/MG, Núcleo Sabará Núcleo Regional Vespasiano estiveram com vereadores na Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Sabará nesta quinta-feira (22/06). Durante a reunião o Sindicato apontou diversas necessidades de melhorias na gestão da saúde do município, como completar as Equipes de Estratégia da Família e a regularização dos trabalhadores da saúde.

O Sind-Saúde também levantou as bandeiras de reivindicação da categoria pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais com isonomia de tratamento, sem redução salarial e a criação da Mesa de Negociação Permanente do SUS em Sabará.

O Sind-Saúde afirmou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade não pode trabalhar como centro de saúde. Segundo os diretores sindicais, isso acontece porque o número de equipes de Estratégia da Família é pequeno. Foram listados uma série de problemas que envolvem o trabalho na saúde em Sabará. Denúncias que Agentes Comunitários de Saúde, em desvio de função, fazem serviços administrativos e, com isso, impedidos de realizar as visitas domiciliares. O não pagamento do Piso Salarial dos ACS e ACE de acordo com a lei 12.994/2014 também é motivo de grande insatisfação.

O Sind-Saúde aguarda retorno da Comissão de Saúde, sobre reunião a ser agendada com o prefeito e a Secretária de Saúde.

sbará4