Pauta do João XXIII

Trabalhadores conquistam divisão das férias regulamentares. Outros pontos ainda estão em discussão.

DSC09570

Em reunião realizada nesta quinta-feira (22) com trabalhadores da unidade e com diretores do Sind-Saúde, o diretor do Hospital João XXIII, Antônio José Penido respondeu a algumas das reivindicações que foram apresentadas pelo Sindicato. Uma conquista dos trabalhadores foi a garantia de que as férias regulamentares de 25 dias úteis poderão, por opção dos servidores e para gozar a partir de 2014, ser divididas em dois períodos (sendo 10 dias o mínimo de cada período). Aqueles que se interessarem já podem procurar a supervisão de enfermagem para solicitar a divisão.

Com relação ao cumprimento da jornada dos enfermeiros do ambulatório e manutenção da horizontalidade, foi definido que a nova jornada permanecerá em avaliação até o dia 13 de novembro, quando acontece nova reunião do diretor do Hospital com os trabalhadores e poderá, dependendo dos resultados, mudar a escala para o que era antes.

Com relação à opção pela jornada de 30 horas semanais, o diretor ponderou que não possui governabilidade para acatar os pedidos, visto que é uma definição da gerência de pessoas da Fhemig, que no momento ainda não liberou pois depende da criação de novos cargos. O diretor do João XXIII reconheceu que há falta de pessoal na unidade, que os servidores que faleceram, aposentaram ou exoneraram não estão sendo substituídos no mesmo quantitativo e que não há reserva técnica no hospital para cobrir licenças e férias.

Esta definição das 30 horas esteve na pauta de discussão do Sind-Saúde com o secretário-adjunto de saúde, Francisco Tavares e com a subsecretária de gestão de pessoas da Seplag, Fernanda Neves nesta quinta-feira (22) e as decisões da negociação serão debatidas na assembleia geral do dia 28 de agosto, às 10 horas, na Cidade Administrativa.

Além dos trabalhadores do Hospital, da direção do Sind-Saúde e da direção do João XXIII, a reunião desta quinta contou com a presença da coordenação de enfermagem. O encontro é permanente e acontece bimestralmente.