Pagamento do abono já!

Sindicato exige que o pagamento do abono seja efetuado em folha extraordinária, ainda no mês de agosto

acordo gratificação

Na última segunda-feira, 21 de julho, foi sancionada a lei que prevê o pagamento do abono de R$ 190,00 aos servidores(as) da saúde do estado de Minas Gerais. Uma importante conquista, fruto de muita pressão e organização dos(as) trabalhadores(as). Mas a luta não para por aí.

O governo apresentou a proposta de pagar a primeira parcela do abono, incluindo o retroativo do mês de junho, na folha de pagamento de agosto, ou seja, no quinto dia útil de setembro. Já a segunda parcela, com inclusão do retroativo do mês de julho, será paga na folha de setembro, em outubro.

Porém, o Sind-Saúde considera que o governo deveria antecipar o pagamento, pois o acordo inicial é que a primeira parcela seria paga na folha de julho, recebida no quinto dia útil de agosto. A luta do Sindicato, neste momento, é exigir o pagamento em uma folha extraordinária, ainda no mês de agosto. Na última terça, 22 de julho, representantes do Sind-Saúde estiveram na Cidade Administrativa para tentar negociar junto à Casa Civil e SEPLAG, e também se reuniram com o secretário de saúde, Fausto Pereira dos Santos.

O Sind-Saúde vai continuar pressionando para que o pagamento do abono seja antecipado. Além disso, o Sindicato não perde de vista outras reinvindicações. Continua lutando para que o governo cumpra as negociações em curso e que em agosto, prazo estabelecido, apresente a proposta sobre a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem redução salarial, e também sobre a reestruturação da carreira do sistema estadual de saúde e UNIMONTES. Durante as negociações o executivo estadual garantiu que irá trabalhar nessas demandas.

INCORPORAÇÃO DO ABONO

Vale lembrar que outra importante conquista foi a incorporação do abono ao vencimento básico, em quatro parcelas de R$ 47,50, nas seguintes datas: 1º outubro de 2015 (primeira parcela); 1º janeiro de 2016 (segunda parcela); 1º de abril de 2016 (terceira parcela); e 1º julho de 2016 (quarta e última parcela).

Além de garantir o abono salarial que será incorporado ao salário dos servidores em quatro parcelas, o projeto ainda institui o Grupo Permanente de Trabalho no Âmbito do Estado que tem como objetivo reformular o plano de carreiras e discutir as mudanças na jornada de trabalho, além de outros assuntos relacionados à relação de trabalho.