Novo texto de cartilha retira adicional de tempo de serviço como complemento ao valor do Piso da Enfermagem

Os profissionais da enfermagem reagiram contra a primeira versão da Cartilha do Piso que indicava adicionais por tempo de serviço como parte do cálculo para se chegar ao piso salarial nacional da categoria e na última sexta (18) o governo federal divulgou novo texto que suprime essa informação. Diante desse novo entendimento, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) informa a suspensão do Ato “Piso não é teto” que estava programado para a próxima quarta-feira (23/08). O Sindicato continua empenhado em desvincular a carga horária de 44 semanais ao piso, critério que não foi estabelecido na legislação.

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (21/08) a primeira parcela do repasse da assistência financeira complementar da União destinada ao cumprimento do piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. O Sind-Saúde orienta os trabalhadores acompanharem junto ao órgão empregador o pagamento do piso e informar a entidade sindical se houver irregularidades.

Valores – O novo piso para enfermeiros é de R$ 4.750, conforme definido pela lei. Técnicos de Enfermagem recebem, no mínimo, 70% desse valor (R$ 3.325) e auxiliares de Enfermagem e parteiras, 50% (R$ 2.375). O piso vale para trabalhadores dos setores público e privado.