Mulheres são protagonistas no SUS

A maioria do funcionalismo do Sistema Único de Saúde (SUS) é formada por mulheres, e o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) aproveita o Dia Internacional das Mulheres para refletir e reivindicar mais valorização para as trabalhadoras da saúde pública brasileira. Apesar do protagonismo, a marca alcançada pelo predomínio feminino se reflete na mesma desigualdade salarial que é empregada as áreas culturalmente femininas, muitas vezes ligadas ao cuidado: a desvalorização do trabalho.

Este ano, o tema de igualdade salarial ganha a cena pública mais uma vez com Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens, que completa um ano após a criação da lei 14.611, que inclui a regra na legislação. Apesar de já ser norma constitucional, a igualdade salarial não é uma realidade no Brasil.

Em Minas Gerais, assim como em todas as gestões governamentais, a área da saúde amarga os salários mais baixos do governo mineiro. Este fato compromete em especial a vida das mulheres, já que a força de trabalho no SUS é predominantemente feminina.

O Sind-Saúde cumprimenta as mulheres, em especial as mulheres trabalhadoras do SUS, por toda sua garra, luta e esperança por dias melhores. O Sindicato estará nas trincheiras da luta por melhores condições de vida, trabalho e salário para as mulheres!

Um dia de luta e conquistas para todas!