Governo Zema pode perder 47 ambulâncias que estão paradas

Desde novembro de 2023, as 47 ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde para o Governo de Minas, estão paradas em Belo Horizonte. Os veículos estão estacionados em um terreno do antigo Aeroporto Carlos Prates, na capital mineira. Por lei, as ambulâncias precisam ser colocadas em circulação em até 90 dias após o repasse, no entanto, o prazo já chegou a 120 dias.

Na época em que os veículos chegaram, o investimento de R$ 13,5 milhões do governo federal foi celebrado pelo secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti, que justificou que os carros não poderiam ser imediatamente liberados devido ao emplacamento.

Ao anunciar o investimento, o governo estadual também afirmou que estimava colocar a maior parte das ambulâncias para circular em cidades do Sul de Minas Gerais. Até o momento, da doação de 47 veículos, só um foi entregue ao município de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

MP dá prazo de cinco dias para Zema se manifestar sobre ambulâncias paradas

O Ministério Público do Estado deu prazo de cinco dias úteis para que o governador Romeu Zema (Novo) se manifeste em relação à denúncia de que o governo estadual teria abandonado 46 ambulâncias entregues pelo governo federal para reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Minas Gerais.

Na representação, feita pelo deputado estadual Cristiano Silveira (PT), o governo é acusado de deixar os veículos parados na área do antigo aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, há quatros meses. Elas foram entregues ao governo em novembro de 2023, para reforçar o atendimento básico e renovar a frota.

Após o caso vir à tona, o governo retirou as ambulâncias do aeroporto e, nesta quinta-feira (7), levou para o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). O governo do Estado argumenta que a entrega das ambulâncias está atrasada por causa de um entrave na autorização de Transferência de Propriedade do Veículo.

Das 36 destinadas à renovação da frota. Todas equipadas para funcionamento imediato. De acordo com o Ministério da Saúde, o custo total das ambulâncias foi de R$ 13,5 milhões, e elas seriam destinadas às cidades de Pouso Alto, Itumirim, São João da Mata, Munhoz, Alpinópolis, Monte Santo de Minas, Pedralva, Heliodora, Delfim Moreira, Camanducaia, Cabo Verde, Aiuruoca, Andradas, Araçuaí, Boa Esperança, Bocaiúva, Cambuí, Carmo do Rio Claro, Cássia e Caxambu.