Morre grande liderança da saúde Andrea Hermógenes: legado de sua luta está impresso na história do Sind-Saúde/MG

Força, firmeza, sabedoria, comprometimento, direção e luta. Essas poderiam ser uma das palavras que descreveriam Andrea Hermógenes, que nos deixou nesta segunda-feira (28/03), depois de lutar nos últimos anos contra um câncer que a levou agora. Delicadeza, harmonia, união. Essas também poderiam ser palavras reservadas a Andrea. Resiliência e força que também marcaram sua luta quando a doença avançava. Uma sindicalista que mostrou em vida que essas características podem ser presença em uma mesma pessoa. Andrea foi diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) por dois mandatos (gestão 2011/2014 e 2014/2017) e deixou na luta da classe trabalhadora sua contribuição, seu ensinamento e, com isso, marcou sua passagem. A diretoria e funcionários do Sind-Saúde lamentam profundamente sua morte.

Andrea Hermógenes era servidora pública no Estado, lotada no Hospital João XXIII, e no município de Belo Horizonte, onde também atuava na representação do funcionalismo através do Sindibel. Enfermeira, iniciou sua atuação na área da saúde como técnica de enfermagem. Com tempo passou a ver a necessidade de lutar diariamente pela categoria que ela pertencia e exerceu sua liderança na eterna busca pela valorização e direito dos trabalhadores.

Se hoje a classe trabalhadora perde uma companheira, durante sua trajetória nossa luta ficou mais forte e suas sementes seguirão por onde ela passou.

Andrea Hermógenes, presente!