Medidas para trabalhadores da saúde

Prefeitura de Lagoa Santa pagará gratificação extra por COVID-19

Reuniao Lagoa Santa Gratificacao Covid

A prefeitura de Lagoa Santa irá enviar à Câmara Municipal projeto de lei que cria gratificação aos trabalhadores da saúde durante o período de enfrentamento da COVID-19. A informação foi feita ao Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) em reunião nesta segunda-feira (13/04). No valor de R$300,00 a gratificação está prevista para ser paga nos próximos três meses aos trabalhadores da linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus.

O PL deverá tramitar em regime de urgência no legislativo. A medida é uma resposta a solicitação feita pelo Sind-Saúde a diversos municípios mineiros. Em Lagoa Santa o ofício com o pedido foi protocolado no dia 19 de março. Participaram da reunião com o Sindicato o prefeito Rogério Avelar, a Secretária Municipal de Gestão Patrícia Sibely D’Avelar, o Secretário da Saúde Gilson Urbano e representantes dos trabalhadores da saúde: Ana Beatriz Assis, Jane Carla Silva, Andressa Fernandes e Rosilene Furtado. A prefeitura informou também que instituiu a Clínica da/do Cuidadora/or para oferecer a todos os trabalhadores da saúde apoio e acolhimento nesse período de intensa carga de trabalho. Já os servidores do grupo de risco à doença não estão tendo contato com pacientes, segundo a gestão.

A diretora do Sindicato Lionete Pires voltou a cobrar o adicional de insalubridade que não é pago a todos os trabalhadores. Desde março de 2018 a gestão parou de pagar para parcela de trabalhadores com base em um laudo que recebeu diversas críticas exatamente por desconsiderar servidores que trabalham em ambiente insalubre.