Manifestantes prometem protestos em massa: O Egito vai explodir

O discurso do presidente do Egito, Hosni Mubarak, que afirmou nesta quinta-feira (10) que pretende continuar no poder gerou reações nos milhares de manifestantes que desde o dia 25 exigem o ditador deixe imediatamente o poder. Alguns manifestantes egípcios passaram a mostrar o sapato durante os protestos nas ruas do país – uma demonstração de desagravo e ofensa no mundo muçulmano.

No 18º dia da onda de manifestações, os críticos do governo passaram a noite na Praça Tahrir, no Cairo, e prometem protestos em massa por todo o país. Indignados, eles não se conformam com a decisão de Mubarak.

Em seu discurso, o presidente egípcio anunciou que vai permanecer no governo, embora tenha decidido a transferir parte dos poderes para o vice-presidente da República, Omar Suleiman. Ele não detalhou, no entanto, que poderes pretende abrir. Mais uma vez, Mubarak afirmou que não permitirá interferência externa na crise política do país.

Aos gritos de “Abaixo Mubarak” e “Vá embora”, os manifestantes mostravam as solas dos sapatos. Uma das principais vozes da oposição, Mohammed ElBaradei fez um apelo, na internet, para a intervenção do Exército. “O Egito vai explodir. O Exército precisa salvar o país agora”, afirmou.

Momentos antes do discurso de Mubarak, o clima na praça era de expectativa e euforia, já que a maioria acreditava em sua renúncia. Alguns manifestantes celebravam prematuramente a possibilidade de renúncia do presidente aos gritos de “Derrubamos o regime”.

Ao perceberem que o discurso de Mubarak era o oposto do que esperavam, muitos manifestantes começaram a chorar. Um dos manifestantes avisou que, em meio à frustração, que a tendência era intensificar os protestos. “As ruas não aturam mais Mubarak. Se ele deixar o país, vai ajudar a acalmar a crise. Se continuar aqui, vai levar os egípcios ao caos”, disse o ativista Mustafa Naggar.

As especulações sobre uma possível denúncia de Mubarak começaram quando o primeiro-ministro egípcio, Ahmed Shafiq, disse que a permanência dele no poder estava sendo discutida pelas autoridades do país. O Exército também havia inflamado as expectativas ao anunciar que se preparava para proteger o país. Segundo a agência de notícias estatal Mena, o alto escalão das Forças Armadas estava se reunindo em sessões contínuas parar “proteger a nação, suas conquistas e as aspirações do povo”.

Forças Armadas

Milhares de pessoas passaram a madrugada na Praça Tahrir, no Cairo, centro protestos contra o regime de Mubarak, indignadas com a obstinação do presidente, que se agarra ao poder.

O número de barracas no local aumenta a cada dia. Durante a madrugada, os manifestantes discursaram e gritaram frases contra o regime.

O Conselho Supremo das Forças Armadas egípcias anunciou que vai divulgar um “importante comunicado ao povo”. “O Conselho Supremo das Forças Armadas, presidido pelo ministro da Defesa Husein Tantaui, teve uma reunião importante esta manhã”, destacou a agência Mena. “O Conselho divulgará um importante comunicado ao povo depois da reunião”, completa uma nota da Mena.

Fonte: O Vermelho