Manifestação em defesa do SUS

Lei que criou o SUS completa 26 anos e militância vai às ruas em defesa da saúde pública

SUS 26anos manifestação01

Criada sob muita mobilização social, a lei orgânica do SUS, 8080/90,  completa 26 anos nesta segunda-feira (20) em um momento de reafirmação da conquista dos movimentos sociais em torno da saúde pública. Foi com o sentimento de resistência às tentativas de desmonte do SUS que trabalhadores(as) da saúde, usuários, conselheiros, movimentos sociais e sindicais pararam a Avenida Afonso Pena, centro de BH, no final da tarde desta data simbólica. A manifestação, convocada pela Frente Mineira em Defesa do SUS, Conselho Estadual e Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Sind-Saúde/MG, dentre outros sindicatos e movimentos sociais, chamou a atenção para propostas que ameaçam a saúde pública que estão em discussão no governo golpista.

SUS 26anos manifestação05

O temor da destruição do SUS tem levado a uma mobilização maior dos militantes da saúde pública. A PEC 241 e o PLP 257, se aprovadas no Congresso, irão congelar os investimentos nas áreas sociais como a saúde. Protestos, músicas compostas para retratar essa realidade e cartazes fizeram parte da passeata que saiu da Praça Sete e caminhou até a sede do Ministério da Fazenda, na Avenida Afonso pena esquina com Alvares Cabral.

SUS 26anos manifestação07

A pista foi fechada durante um tempo e cartazes foram pregados no Ministério da Fazenda para simbolizar a prevalência do direito à saúde da população. No rearranjo proposto por Temer com a Desvinculação da Receita da União, a chamada DRU, os percentuais mínimos da saúde não serão mais obrigatórios.