Ibirité paga dívida com Agentes e quita retroativo do piso salarial

Depois de muita cobrança, a prefeitura de Ibirité pagou nesta quarta-feira (30/11) o retroativo dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate à Endemias (ACE) referente ao piso salarial. Ao regulamentar o reajuste do piso conforme legislação federal, a prefeitura tinha deixado de fora os meses de maio e junho. A referência para o pagamento do novo piso é o mês de maio, data da promulgação da Emenda Constitucional 120.

O assunto foi cobrado durante audiência pública no dia 13 de setembro convocada para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA). A representante dos trabalhadores da saúde Leide Fernandes se posicionou para reivindicar as demandas da categoria, dentre elas o pagamento do retroativo dos agentes. No dia 07 de novembro, o prefeito Wiliam Parreira sancionou a lei que reconhece o direito a diferença salarial atrasada. Para Leide, esse é um resultado da luta dos trabalhadores da cidade. “É preciso reforçar a importância de reivindicar nossos direitos e agir contra as injustiças com os trabalhadores”.

Piso da Enfermagem
Na mesma audiência pública sobre os recursos para a LOA, Leide Fernandes solicitou que o orçamento de 2023 contemple o piso da enfermagem e faça valer a valorização da categoria. Leide também cobrou a realização de concurso público e processo seletivo para recompor a força de trabalho nos serviços de saúde da cidade.

Em resposta, o prefeito se comprometeu a pagar o piso da enfermagem, lei aprovada pelo Congresso Nacional em agosto de 2023. A expectativa dos profissionais da enfermagem é que o recurso já esteja na Lei Orçamentária Anual que deve entrar em tramitação na Câmara Municipal em breve.