Perícia aponta falhas na construção da Cidade Administrativa e obriga obras para a volta do funcionamento dos 22 elevadores

Os elevadores do prédio Minas, na Cidade Administrativa, vão passar por obra de reforço estrutural, no entanto, o prédio Gerais também aponta vários problemas na estrutura. A informação foi dada na noite desta terça-feira (2) pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), após vistoria feita por uma empresa de engenharia.

A mesma empresa que fez a vistoria detectou falhas em elevadores do outro prédio do complexo administrativo, o Minas – que também receberá a obra estrutural. Lá, os equipamentos estão interditados desde novembro do ano passado. Naquele mês, um servidor de 66 anos morreu após um mal súbito, enquanto subia as escadas do edifício.

A diretora do Sind-Saúde/MG, Núbia Dias, teve acesso ao laudo técnico que conta com mais de 1000 páginas e alega que todos os problemas são das construtoras da cidade administrativa.

“O prédio Minas comporta uma das maiores secretarias, a Secretaria de Estado de Saúde, que diferente do apresentado na nota informativa da Seplag, estão com mais de 80% da força de trabalho na modalidade presencial, lembrando que no ano passado o servidor Marcos Tadeu Rozemberg faleceu após subir alguns lances de escadas, ao chegar no 13 andar, seu local de trabalho” lembrou a diretora.

O laudo apontou que, na construção da Cidade Administrativa, os pilares metálicos dos contrapesos dos elevadores não foram chumbados conforme projeto, resultando em um espaço vazio entre a viga de concreto armado e as chapas de fixação dos pilares.

Os engenheiros encontraram indícios do que eles chamam de “deslocamentos e deformações excessivas”, além de indicativos de fragilidades em elementos estruturais dos elevados da Cidade Administrativa, como manchas, sinais de corrosão, desgastes e falta de uniformidade. O laudo traz fotos de trincas próximas a pilares metálicos do contrapeso do elevador — uma estrutura de segurança que segue na direção contrária à seguida pela cabine com os usuários. Estruturas tortas e com parafusos rompidos. Outra falha técnica encontrada nos elevadores da Cidade Administrativa é referente às barras de fixação que estão flexionadas, ou seja, tortas e com parafusos rompidos. Isso ocorre, conforme o laudo, em função de um erro na execução do projeto. Foi criado um espaço vazio, não previsto em projeto, entre a chapa metálica de fixação dos pilares e a viga de concreto.

Os engenheiros civis garantem, conforme a análise feita, que o problema nos elevadores “não afeta a integridade, nem estabilidade nem a solidez da estrutura do prédio Minas”, porém aconselham que o governo faça obras nos elevadores para eliminar os “erros construtivos” e garantir a segurança dos usuários.

Além da situação que já é grave, servidores sofrem com a falta de informação e segurança, recorrendo apenas por grupos em redes sociais para se informar. “No nosso e-mail institucional tem a seguinte logo: ‘Trabalhando para transformar Minas no melhor lugar para viver e investir’. Como, se não cuidam nem de quem está aqui? Lembrando que o prédio onde o governador fica não tem problema no elevador”, critica uma servidora.