Funed fortalece mobilização

Em assembleia geral, trabalhadoras(es) da Funed decidem seguir organizados e em greve até que reivindicações sejam atendidas.

06 Funed greveA

Já é a terceira semana desde que os(as) trabalhadores da saúde do estado decidiram entrar em greve geral.  Redução da jornada e revisão do plano de carreira são bandeiras fortes nesta caminhada rumo a mais direitos e valorização.

A proposta do governo, apresentada na semana passada, não atendeu as reivindicações das(os) servidores(as) da Funed, que decidiram seguir mobilizados e em greve.

06 Funed greveD

Na manhã desta segunda-feira, 09/05, trabalhadores(as) se reuniram em assembleia para organizar a continuidade desta luta. O saguão da presidência estava lotado. Sinal de que a única saída é a mobilização é a adesão à greve.

06 Funed greveE

O Sind-Saúde informou que o fato da Fhemig ter sido contemplada com a proposta do governo e ter optado por encerrar a greve não significa o fim dessa luta. É sempre importante ressaltar que o objetivo final é a ampliação de direitos de todos os(as) servidores(as) da saúde. Todos e todas, independente da instituição ou cargo, constroem a saúde pública deste estado e merecem mais valorização.

A luta continua

Com a participação dos que já estavam em greve e trabalhadores que aderem agora ao movimento, a assembleia decidiu seguir com a mobilização.  Foi lembrado que as históricas conquistas na saúde só foram possíveis com participação e pressão dos servidores. E desta vez não será diferente: o movimento segue até que o estado dê ouvido às reivindicações da Fundação.

O governo segue alegando crise financeira e jogando para as costas do trabalhador os impactos econômicos. Na assembleia foi destacado que esse discurso não é novo e só com muita pressão o estado vai conceder direitos historicamente ameaçados.

06 Funed greveM

A assembleia também foi um momento para assumir a importância de ampliar a participação de todos os setores nesta greve. Assim como no sistema estadual todas as instituições têm sua importância, dentro da Funed também não existe um setor mais necessário que outro. Todos são essenciais para esta luta.

Proposta da gestão

Após a assembleia, a vice-presidência chamou uma comissão para apresentar uma proposta de negociação. A gestão propõe o abono dos dias parados, a implementação de 36 horas para a diretoria do IOM até o fim deste ano e para os demais setores até 2017. A gestão defende que a nova jornada também deveria ser cumprida aos sábados, com a justificativa de não impactar a produtividade.

Após a reunião, a comissão fez um repasse aos trabalhadores(as) presentes, que debateram a importância de apresentar uma contraproposta.

Amanhã, 10/05, às 10h, será realizada nova assembleia na Funed (no saguão da presidência). Momento de debater a proposta da gestão e construir uma proposta alternativa que atenda aos interesses de todos(as) trabalhadores(as) em luta!

Participe! Sua voz é muito importante!

06 Funed greveC

06 Funed greveB