Fhemig entrega creches à MGS e contratações são feitas sem capacitação

Dando continuidade à política de terceirização  e desmonte dos serviços públicos, A Fhemig repassou a contratação de pessoal das creches à empresa de terceirização MGS e o resultado é uma enxurrada de críticas sobretudo a insegurança das famílias quanto à falta de exigência de capacitação para preenchimento das vagas de profissionais que são responsáveis pelo cuidado com as crianças.

A preocupação das mães levou à Comissão e Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) à uma das creches da Fhemig. Acompanhada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), a presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), visitou creche Central Cantinho Feliz que fica no Instituto Raul Soares, no bairro Santa Efigênia, e ouviu um grupo de mães.

As contratações de monitores/recreadores eram feitas por intermédio da própria Fhemig, até que, em dezembro do ano passado, foi lançado edital de seleção transferindo essa atribuição para a Minas Gerais Administração e Serviços (MGS). A presidenta da comissão anunciou que irá encaminhar requerimentos pedindo à fundação que informe o que motivou a mudança de procedimento quanto às creches e reivindicando que seja retomada a forma de contratação de pessoal pela Fhemig, sem a intermediação da MGS.

A diretora do Sind-Saúde/MG Dehonara Silveira relembrou o movimento de criação das creches e a importância histórica para os
trabalhadores. Ela lembrou que as unidades têm uma dinâmica própria de atendimento, se adequando à carga horária dos servidores da área de saúde, que comumente se desdobram em plantões de 12 horas seguidas.  “Isso é fundamental para a tranquilidade de pais e mães que trabalham na saúde”, frisou Dehonara.

Com falhas no edital, a MGS estaria encaminhamento às creches profissionais sem capacitação adequada e sem experiência. A diretora do Sind-Saúde, Luciana Silva também esteve na visita e pediu atenção a formação dos trabalhadores que tem a função de cuidar das crianças. “Tem uma legislação que tem que ser respeitada e criança também precisa ser preservada.”

Veja a reportagem da TV Assembleia sobre a visita à creche:

A estrutura da Fhemig ainda tem outras duas creches na Capital, no Hospital Eduardo de Menezes e no Hospital Galba Velloso.
E duas no interior, sendo uma no Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora (Zona da Mata), e outra no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (Região Central).

Fotos: ALMG