Enfermagem busca valorização

Fórum Nacional da Enfermagem prepara campanha nacional de valorização da profissão

Enfermag 4

O Fórum Nacional e os fóruns estaduais de Enfermagem se reuniram nos dias 24 e 25 de fevereiro, quarta e quinta-feira, na sede da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), em Brasília. A diretora do Sind-Saúde Neuza Freitas, representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), esteve presente.  Os estados de São Paulo, Alagoas, Maranhão, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, dentre outros, também enviaram representantes.

No dia 24, houve o encontro dos fóruns estaduais com o Fórum Nacional para discutir o Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem, já definido o dia 17 de maio. O Fórum Mineiro da Enfermagem foi representado pela enfermeira Márcia Caula, vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG).

Enfermagem 3

No dia 25 de fevereiro, os integrantes do Fórum Nacional discutiram como será a organização do evento pelo Dia Nacional, incluindo os estados onde ainda não existem fóruns estaduais. Ficou decidido que a data será celebrada com campanhas publicitárias, notas na imprensa, inclusive em rede nacional e, se possível, em audiências públicas. A campanha de valorização deverá dar enfoque na importância do profissional da enfermagem como membro da equipe de saúde valorizando e dando visibilidade a ele em todos os estados do país.

Os membros do Fórum Nacional ressaltaram que a categoria da enfermagem se destaca como uma das maiores entre as categorias de trabalhadores e reforçaram o fato de que a enfermagem é uma profissão que exige mão de obra qualificada, especializada, com vasto conhecimento em saúde pelo que deve ser respeitada e valorizada.

O debate apontou a necessidade de mudança da imagem social do profissional de enfermagem, na mídia e na sociedade. Atualmente, lembraram os participantes: a imagem do profissional ainda é fortemente associada à sobrecarga de trabalho, que é real, mas não deve ser a única e muitas vezes lembrado também quando ocorre algum erro em serviços de saúde.

Durante o Fórum, também foi discutida a realização de audiência pública na Câmara Federal para discutir o piso nacional da enfermagem, conforme proposto pelo deputado federal Adelmo Leão, de Minas Gerais. Atualmente, o Fórum Nacional discute ações importantes que se referem ao exercício profissional da categoria como redução da jornada de 40 horas para 30 horas sem redução de salário em âmbito nacional, o piso salarial nacional de enfermagem e a mudança na portaria que trata do dimensionamento de pessoal, dentre outros temas.

Enfermagem 2

O Fórum Mineiro é composto por diversas entidades representativas da categoria, dentre elas: Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MG), Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde do Estado de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), Associação Brasileira de Enfermagem de Minas Gerais (ABEN-MG), Movimento Popular de Saúde (Mops), Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de BH e Região (Sindeess) Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais (SEEMG),Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes) e  Enfermeiros em Luta.

As entidades representativas discutem questões de âmbito estadual de interesse da categoria.

O Fórum Nacional de Enfermagem é composto pelas seguintes entidades nacionalmente representativas da categoria: Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Conferência Nacional dos Trabalhadores de Saúde (CNTS), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Federação Nacional dos Enfermeiros, dentre outras.

Foto 1 Enfermagem