DIA NACIONAL DOS ACS/ACE

Comemorar a data é também lutar pela valorização real dos Agentes 

04 DiaNacionalACS ACE site

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Controle a Endemias (ACE), atores fundamentais da cadeia de Atenção Primária, são esses trabalhadores que estão mais próximos dos problemas que afetam a comunidade. É inegável a importância da data instituída pela Lei nº 11.585/2.000 que homenageia os ACS e ACE, mas além da comemoração há ainda muita luta para enfrentar os casos de direitos não cumpridos.


No Sistema Único de Saúde, os ACS/ACE são atores muito importantes, pois fortalecem o vínculo entre os serviços de saúde e a comunidade. Valoriza as questões culturais integrando o saber popular e o conhecimento técnico. Por isso hoje é uma data especial para a Atenção Básica à Saúde em todo o Brasil, pois marca a regulamentação das profissões.


O Sind-Saúde de Minas Gerais parabeniza aos ACS e ACE por fazerem parte do SUS e a defesa para que o Sistema Único de Saúde, seja integral e de qualidade para todos.


O passo para valorização real
Além das iniciativas de relembrar a data comemorativa, o Sindicato também propõe a reflexão sobre a realidade que impõe a essa categoria péssimas condições de trabalho e salário. Muitas prefeituras ainda não cumprem sequer a legislação como é o caso da regulamentação do vínculo. Os abusos em relação a insalubridade e outros direitos da categoria reforça a necessidade de que essa data também deve ser um chamamento para a organização e unidade de ACS e ACE.


O Sind-Saúde/MG também se coloca como um braço desse importante corpo de luta em defesa dos Agentes!