Campanha salarial 2013

Assembleia decide que próximos movimentos serão unificados com todo funcionalismo estadual

assembleia 16 trabalhadores

Para discutir as negociações em curso com o governo e as estratégias para arrancar do governo um reajuste digno para todos na data-base do funcionalismo que acontece em outubro, os trabalhadores estaduais da saúde realizaram assembleia geral nesta quinta-feira (16) no pátio da Assembleia Legislativa (ALMG). A decisão dos trabalhadores é juntar forças com as outras categorias de servidores públicos e promover grandes manifestações para uma efetiva política remuneratória. A data será marcada com os outros sindicatos no recém criado Fórum de Defesa dos Serviços e Servidores Públicos de Minas Gerais.

O diretor do Sind-Saúde/MG falou durante a assembleia sobre os pontos pendentes para inclusão na pauta de discussão com o governo no dia 24 de maio (sexta-feira). A expectativa do Sindicato é ter solucionado os itens de cada órgão, que são eles:

FHEMIG

  • Criação do Adicional de Retaguarda na rede Fhemig;
  •  Resolução quanto aos cortes indevidos que vem sofrendo os trabalhadores, delegados sindicais e diretores do Sindicato;
  •  Implantação da jornada de 30 horas, conforme lei e acordo de greve.

SES

  • Solução urgente para os trabalhadores da SES em todos níveis de carreira, em especial os EPGS’s, que reivindicam o seu reposicionamento ou nivelamento;
  • Pagamento do Abono de Urgência para os servidores da SES à disposição da Fhemig,  que estão lotados em setores que recebem de direito este adicional;
  • Extensão da gratificação complementar para os servidores da SES a disposição dos órgãos do Sistema Estadual de Saúde e Unimontes.

UNIMONTES

  • Extensão da gratificação complementar para os servidores do Campus da Unimontes e servidores da Odontologia que são extensão do HU;

 

FUNED – HEMOMINAS

  • Igualdade de tratamento em relação ao desconto previdenciário praticado na Gratificação Complementar vigente na FHEMIG, para que também seja processado na Gratificação Complementar da FUNED e HEMOMINAS, ambas previstas na Lei 20.518/12;
  • Equiparação dos vencimentos básicos dos níveis médio e fundamental da FUNED com os vencimentos básicos em vigor na HEMOMINAS;
  • Extensão da gratificação complementar da lei 20.518/12 para os contratos administrativos vigentes na Fundação Hemominas, buscando isonomia de tratamento ao que foi aplicado na FUNED.
  • Equiparar os percentuais da gratificação complementar dos níveis fundamental e médio como os índices adotados na FHEMIG e FUNED e dos analistas.

O processo de discussão do novo Plano de Carreiras foi exposto para os trabalhadores. O Sind-Saúde está apresentado as propostas de alteração na carreira em reuniões com o governo. O prazo final acordado para a apresentação da proposta do governo é no dia 27 de junho. Até lá, o Sindicato apresenta os argumentos das reivindicações, como as 30 horas de jornada semanais para todos sem redução salarial, diminuição do tempo para promoção e progressão, alteração no nível ingresso para alguns cargos, dentre outros.    

Também foi informado sobre o projeto de lei 3.843/13 aprovado nesta quarta-feira (15) na ALMG que trata dos reajustes de servidores de diversas áreas do Estado e para ESP, SES e campus da Unimontes. Os reajustes não atendem as perdas acumuladas, que deverão ser revistas na data-base em outubro, conforme estudos elaborados pelo Dieese a pedido do Sindicato.  

Diretores do Sindicato relataram sobre movimentos dos trabalhadores da saúde de diversos municípios que estão acontecendo neste período. O Sind-Saúde/MG se colocou solidário a greve dos servidores públicos de Belo Horizonte, repudiaram as atitudes antissindicais do governo Lacerda e convocaram os servidores municipalizados para incorporarem a luta. O Sind-Saúde/MG através de seus Núcleos também realizaram paralisações em Ibirité e Ribeirão das Neves nesta quinta (16). O resultado positivo dos movimentos foram compartilhados na assembleia.

O deputado Adelmo Carneiro Leão também esteve presente na assembleia dos trabalhadores, acompanhando as reivindicações da categoria.

assembleia 16 trabalhadores1

assembleia 16 faixas

 

assembleia 16 adelmo

O deputado Adelmo Carneiro Leão também esteve presente na assembleia dos trabalhadores, acompanhando as reivindicações da categoria.