Assembleia Unificada na Campanha Salarial 2017
Servidores da saúde dos municípios mandam seu recado na Assembleia Geral
Os trabalhadores da saúde dos municípios marcaram presença na Assembleia Geral unificada com servidores estaduais ontem em BH. Eles e elas protestaram contra a revisão da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) que ataca o SUS e a carreira de ACE e ACS.
Reunidos aos servidores estaduais, cobraram do governo do Estado a regionalização da saúde prometida na campanha eleitoral de 2014. A regionalização, lembraram, é o caminho para tornar mais eficiente a assistência à população por meio da valorização de todos os trabalhadores da saúde, sejam dos municípios ou do Estado.
Ainda, deram um puxão de orelhas na gestão estadual “lembrando” o governo de fazer os repasses financeiros aos municípios. O atraso penaliza as prefeituras e compromete as ações de saúde e o pagamento dos salários.
BH discute a nova PNAB
Amanhã, quarta 04, a partir de 09h, o Conselho Municipal de Saúde de BH (CMS/BH) realiza Plenária Unificada de Trabalhadores e Usuários para discutir a nova Política Nacional de Atenção Básica. O local é o auditório Evaristo Faria da Secretaria Municipal de Saúde. A revisão na PNAB foi aprovada pela União e gestores de municípios e estados (gestão tripartite) e publicada por meio de portaria do Ministério da Saúde no final de agosto.
A nova Política altera a organização do Programa de Saúde da Família (PSF) permitindo que as prefeituras contratem equipes menores e com carga horária reduzida. As carreiras de agentes de saúde e de combate a endemias, que vem possibilitando importante trabalho de prevenção e promoção da saúde no SUS, estão na mira. As prefeituras é que vão calcular a necessidade de contarem com esses profissionais e estão autorizadas a contratar apenas um agente por município se assim a gestão definir.
Veja mais fotos da participação de servidores de saúde de municípios na Assembleia Geral de ontem: