Abraçaço na ESP-MG

Ameaçada de extinção, Escola de Saúde Pública recebe abraço simbólico do povo mineiro

21 Abraçaço ESP 18

Em defesa da primeira escola estadual de saúde pública do país, centenas de pessoas estiveram reunidos em frente à Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) que está sob ameaça de ser extinta com o projeto de lei 368/2019, de autoria do governo estadual. A manifestação começou às 13 horas desta quinta-feira (21/02) e foi marcada pelo tom emocionado por uma instituição que é símbolo da formação do sistema estadual de saúde. Estiveram presentes representantes de diversas entidades sociais, sindicais e também mandatos parlamentares. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) em conjunto com os Conselhos Estadual e Municipal de Saúde se organizaram para convocar a população para o ato de apoio à ESP.

De mãos dadas, servidores e militantes em defesa da saúde pública fortaleceram o grito contra a extinção da ESP com paródias e argumentos que elevam o debate sobre a importância da manutenção da Escola.

Estiveram presentes no ato em defesa da ESP o Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), a direção da Fiocuz, representantes da saúde mental, Conselho Municipal de Saúde (CMS-BH), representantes de sindicatos como o Pisind, Fasubra, Sindibel, dentre outros.

Veja abaixo fotos e o vídeo da manifestação com a declamação do poema produzido pelos servidores da Escola que conta um pouco da história da ESP e do momento enfrentado:

21 Abraçaço ESP 01

21 Abraçaço ESP 02